Por Kleber Karpov
O programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos chegou a Planaltina e, desde a última segunda-feira (18), oferece atendimento odontológico gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (Ibsaúde), a iniciativa itinerante já beneficiou milhares de pacientes em outras regiões administrativas, como Paranoá, Itapoã e Sobradinho II. A expectativa, até o final de dezembro, é atender 1.500 mulheres na cidade.
Um serviço além do consultório
O projeto funciona em uma estrutura móvel equipada, com serviços que incluem limpezas, restaurações, tratamentos de canal e próteses dentárias. Para a dentista Andreia Oliveira, o trabalho vai além da odontologia: “Trabalhar em projeto é bem diferente de trabalhar em consultório. Entregar esse serviço vai muito além da odontologia. As pacientes saem daqui com mais autoestima. É gratificante, não tem coisa melhor que o sorriso e o olhar delas”. A paciente Hosanira Araújo confirmou a mudança: “Estou muito feliz, vou sair daqui com um sorriso novo, outra pessoa”.
A técnica de enfermagem Terezinha dos Santos reforça a relevância da iniciativa para a população local. “A comunidade precisa. Temos uma quantidade enorme de mulheres em Planaltina que necessitam desse atendimento. Que cada uma saia daqui com o sorriso perfeito, cheio de alegria e saúde”, afirmou.
A procura pelo serviço tem sido intensa, com a equipe atendendo entre 40 e 50 pacientes por dia. “Nós acolhemos as mulheres e fazemos de tudo, não só o atendimento odontológico. Damos carinho e atenção”, disse a técnica de saúde bucal Evelyn Dantas.
Detalhes da iniciativa
- Local: ao lado da Administração Regional de Planaltina.
- Período: até o início de dezembro.
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
- Inscrições: segundas-feiras, das 9h às 16h, diretamente no local.
- Requisitos: É preciso residir no Distrito Federal, estar inscrita no CadÚnico e apresentar RG, CPF e cartão do SUS.
A equipe multiprofissional é composta por cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares e assistentes sociais, garantindo um cuidado integral e humanizado. A meta é alcançar 7 mil atendimentos e realizar 19 mil procedimentos até o fim do ano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










