Regularização fundiária de terras da União no DF são debatidos em audiência pública

O senador Hélio José (PMDB/DF) participou nesta terça-feira (7) na Comissão de Desenvolvimento Urbano, realizada no auditório Nereu Ramos das Câmara Federal de uma audiência pública que debateu a atual situação das terras da União, GDF, TERRACAP e particulares, sobre os procedimentos de regularização fundiária.

Os problemas de moradia que envolvem a utilização irregular em condomínios em áreas da União no Distrito Federal, parecem não ter fim.

Cansado de ver os problemas que tem atormentado a vida de milhares de cidadãos brasilienses com a grave questão das políticas habitacionais e fundiária do DF, foi que a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, atendendo o requerimento do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) se propôs a realizar essa audiência convidando o senador Hélio José que, imediatamente, se dispôs a participar do encontro para debater esta problemática junto à população e órgãos pertinentes.

Participaram do debate, o Procurador-Chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, Patrimônio Urbanístico, Imobiliário e Saúde (PROMAI), Tiago Pimentel; o Superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU/DF), Francisco Nilo Gonsalves Júnior; a Diretora de Regularização Fundiária de Estado de Gestão do Território e Habitação do DF (SEGETH), Denise Campos Gouvêia; o Assessor da Presidência da Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP), Reginaldo Vaz de Almeida; diversos líderes comunitários; representantes de associações de moradores,  condomínio e sociedade civil de diferentes localidades do DF.

Hélio José reafirmou sua proposta de Construção de um Pacto por Brasília, visando o fim do terrorismo das derrubadas e uma regularização fundiária que leve a uma definição de políticas que resolvam de forma definitiva as questões fundiárias do DF.

“Sugiro que o envolvimento da União através dos seus órgãos e autarquias como SPU, INCRA, IBAMA e ICMBio, se comprometam e colaborem. O envolvimento do GDF, através dos seus órgãos e entidades como; a SEGETH, TERRACAP, IBRAM, AGEFIS e Procuradoria do DF, assim como do Ministério público do DF, do Tribunal de Justiça (TJDFT), da Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública são de suma importância”, afirma Hélio José. “É necessário promover um amplo debate para tentar encontrar uma solução definitiva para esta questão”, concluiu.

O parlamentar enfatizou que a classe política, o poder legislativo, com a participação dos Deputados Distritais, Federais e Senadores, tem muito a contribuir no debate em defesa do direito de habitação dos cidadãos. Assim como os próprios interessados, representados pelas associações e os mais diversos condomínio e cidades do DF.

TERRACAP

Segundo os parlamentares, desde o início dos anos 90, depois da consolidação de condomínios, a população que reside nessas áreas começou a cobrar das autoridades locais a regularização fundiária, urbanística e ambiental das terras ocupadas. Reginaldo Vaz de Almeida, representante da TERRACAP, disse que este é um problema antigo e que o processo de regularização fundiária requer uma série de estudos por existirem regras a serem seguidas.

“É preciso sentar com todos os atores envolvidos nesta problemática para que possa ser feito um levantamento detalhado dos órgãos em questão, inclusive com a participação do Judiciário”, argumenta o representante da TERRACAP ao completar dizendo que é de suma importância a implantação de infraestrutura básica para atender as novas comunidades que surgem no DF.

SEGETH

A Diretora de Regularização Fundiária da SEGETH, Denise Campos Gouvêia falou na audiência sobre informalidade que se tem hoje. Para ela, as políticas habitacionais e as questões fundiárias devem vir acompanhadas de um projeto. Além de apostar em uma política que vai além da entrega de unidades habitacionais, voltada para o planejamento das cidades. “ A regularização é um conjunto de medidas ambientais, urbanística e de infraestrutura, não é apenas titularização.”, declarou Denise.

SPU/DF

 O Superintendente do Patrimônio da União no Distrito Federal (SPU/DF), Francisco Nilo Gonsalves Júnior, apresentou dados na audiência e explanou sobre a parcela territorial que existe de terras da União no Distrito Federal.

Nilo destacou as diretrizes da SPU e se colocou à disposição para colaborar com este novo pacto a ser criado por Brasília.  Ele enfatizou o quanto seria fundamental e importante o engajamento do poder local e da comunidade nestas questões para garantir que a regularização fundiária ocorra de forma articulada com a regularização urbanística e ambiental, o que é só possível, com a ajuda da esfera do GDF.

Novo debate – Audiência Pública no Senado Federal

O Senador Hélio José realizará uma nova audiência pública, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal (CDH), no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 14h, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, para dar sequência as audiências já realizada na CLDF e na Câmara Federal.

O Senador espera a participação de todos no sentido de pôr ­fim ao terrorismo das derrubadas, além de viabilizar um pacto por Brasília e pela regularização fundiária, construindo um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) sob a coordenação do Ministério Público, em conjunto com todos os demais envolvidos.

Fonte: Senador Hélio José

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...