Treinamento destaca como o feedback pode transformar a gestão hospitalar

Encontro reúne profissionais de hospitais de Santa Maria e Cidade do Sol para debater comunicação eficiente nas equipes

Como melhorar o clima dentro das equipes, aumentar a confiança entre colegas e ainda evitar conflitos desnecessários? A resposta pode estar em algo simples, mas poderoso: o feedback.
Foi com esse tema que líderes e gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e do Hospital Cidade do Sol (HSol) se reuniram, nesta terça-feira (1º), no auditório do HRSM, durante o sétimo encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).
A psicóloga Vaurilene Barros, especialista em saúde mental e psicologia hospitalar, conduziu o encontro e deixou claro que dar e receber feedback é essencial para quem quer liderar com responsabilidade. “Em ambientes de alta pressão como os hospitais, o feedback ajuda a alinhar expectativas, evitar ruídos e melhorar resultados. Não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade”, afirma.
Ela também falou sobre os diferentes tipos de feedback: o positivo, que motiva; o corretivo, que orienta; o genérico, que pouco contribui; e o ofensivo, que deve ser evitado a todo custo. “É possível dar um bom retorno mesmo sem o cenário ideal. O importante é que haja respeito e intenção clara de ajudar”, explicou.
Para o chefe do Núcleo de Segurança do HRSM, Antônio Araújo, o tema foi certeiro. “Quem lidera precisa saber se comunicar. O feedback bem feito exige técnica e sensibilidade. É algo que agrega muito à nossa rotina”, avaliou.
Outro ponto importante do encontro foi o chamado feedback reverso, ou seja, quando a equipe também dá retorno sobre a atuação da liderança. Para Vaurilene, essa troca é essencial para um ambiente mais saudável e produtivo. “Liderar é servir como exemplo. E isso só é possível com humildade e abertura para ouvir”, pontuou.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...