18.5 C
Brasília
03 fev 2026 23:52

Brasília Design Week 2025 celebra o design como linguagem de futuro

Evento realizado com apoio do GDF valoriza talentos locais e propõe uma ocupação sensível e inovadora dos espaços urbanos

Por Ana Paula Siqueira

De 18 a 24 de junho, Brasília recebe a terceira edição da Brasília Design Week (BDW), um dos eventos mais relevantes do calendário criativo do país. Com o tema Memória, Design e Futuro, a semana propõe uma ocupação afetiva e provocadora de diferentes espaços da capital federal.

A programação gratuita percorre museus, galerias, embaixadas, ateliês, instituições de ensino, lojas e até as ruas da cidade, reunindo exposições inéditas, oficinas, circuitos urbanos, desfiles, feiras e experiências imersivas. Uma grande mostra no Museu Nacional da República permanece em cartaz até 20 de julho, apresentando obras que exploram o design brasileiro em múltiplas linguagens ー  do mobiliário premiado à moda autoral, da arte à inovação digital.

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, o apoio à iniciativa é estratégico: “Essa parceria mostra, com muita clareza, o compromisso do Governo do Distrito Federal com a valorização da cultura, da economia criativa e dos talentos locais. Apoiamos iniciativas como a Brasília Design Week porque acreditamos no poder transformador da arte, do design e da inovação. O GDF reconhece que eventos como esse movimentam a cidade, geram oportunidades, fortalecem o setor produtivo e colocam Brasília no mapa dos grandes centros criativos do país e do mundo”.

A economia criativa e a identidade cultural serão incentivadas no evento, que será realizado em vários pontos da capital federal

Segundo ela, sediar a BDW tem um valor simbólico e concreto. “Brasília tem alma criativa. É uma cidade que nasceu do traço, do sonho e do planejamento. Ser o centro da BDW25 é mais do que simbólico, é uma reafirmação da vocação da nossa capital para a criação, para o diálogo entre arte, arquitetura, design e tecnologia. Brasília é território fértil para ideias novas, para o pensamento contemporâneo e para ações que integram cultura e desenvolvimento. A BDW mostra isso com muita beleza e inteligência, e é uma alegria ver a cidade protagonizando essa transformação”, continua Celina.

A edição de 2025 reúne mais de 40 ações que integram tradição e inovação. Exposições como Horizonte em RiscoViva JaneteDesign + IndústriaTrama Afetiva e Projeto Pulsar revelam a potência dos criadores brasileiros.

Horizonte em Risco, com curadoria de Nina Coimbra, propõe reflexões sobre os rumos do design a partir de objetos autorais, obras de arte e mobiliário com forte presença estética e crítica.

Viva Janete celebra a arquiteta e designer Janete Costa com releituras cromáticas e peças originais que resgatam o popular como elemento essencial do moderno.

Já Design + Indústria traz à capital obras que foram destaque na última edição da Design Week de Milão, discutindo inovação, sustentabilidade e identidade.

Moda, reaproveitamento de materiais e tecnologia se encontram no desfile da Trama Afetiva, que marca a abertura oficial da BDW 25. A coleção é resultado da colaboração entre artesãs, estilistas e comunicadores.

Projeto Pulsar, por sua vez, apresenta uma proposta inédita: obras em realidade aumentada que ganham vida por meio de QR Codes acessados pelo celular, oferecendo uma experiência que une o físico e o digital.

O evento valoriza o protagonismo de criadores de Brasília

Além de reunir talentos de diversas regiões do país, o evento valoriza o protagonismo de criadores de Brasília. Designers locais assinam peças autorais em cerâmica, mobiliário, moda e arte, reforçando o papel da cidade como um celeiro criativo em diálogo com o Brasil e com o mundo.

Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a BDW é um marco no fortalecimento do turismo cultural e da economia criativa. “A Brasília Design Week 2025 é uma oportunidade de mostrar a riqueza cultural e criativa da nossa cidade. Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que promovem Brasília como um destino de inovação e design, reforçando nosso papel na valorização do patrimônio cultural e na promoção do turismo criativo”, afirma.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destaca o caráter transformador da ocupação criativa proposta pelo evento: “Quando o design é utilizado para ocupar espaços públicos desta forma criativa, ele reafirma seu papel como força cultural, social e econômica. A Secec-DF tem orgulho de apoiar uma iniciativa que transforma Brasília em um grande palco de ideias, inovação e afeto”.

Idealizadora da Brasília Design Week, Caetana Franarin define o evento como um movimento de escuta, criação e pertencimento: “A BDW nasce do desejo de reposicionar Brasília no mapa criativo brasileiro. Mais do que mostrar objetos, queremos revelar processos, trajetórias e sentimentos. A cidade inteira se torna plataforma para encontros, trocas e descobertas. O design, aqui, é linguagem de afeto e pertencimento”.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...