19.5 C
Brasília
06 dez 2025 00:09

Biotic: Encontro reúne mais de 100 participantes para debater tecnologia e inovação no Distrito Federal

IPT e Biotic realizaram o evento com foco na construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento tecnológico sustentável do país

Mais de 100 representantes do poder público, universidades, centros de pesquisa, empresas e startups participaram, nesta quarta-feira (5), do evento “IPT e Biotic – Tecnologia a Serviço do Ecossistema de Inovação do Distrito Federal”. Realizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o encontro teve como foco o fortalecimento da presença do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na capital federal e a construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento tecnológico sustentável do país.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia, destacou o papel do Instituto na promoção de sinergias com setores-chave sediados em Brasília.

“A nossa iniciativa busca aproximar o IPT dos setores estratégicos do país, muitos deles estão localizados aqui em Brasília, como por exemplo a Embrapa Agroenergia, que transforma soluções do agronegócio em produtos ligados à área de energia, combustíveis, biocombustíveis e transmissão energética, que são os grandes desafios nacionais. O Distrito Federal já tem a área de inteligência artificial, datacenters, desafios na área de cidades inteligentes, onde o IPT tem bastante interesse de colaboração. Esse workshop busca identificar aquilo que é relevante para o DF, para o país, para o Estado de São Paulo, buscar oportunidade de sinergia e nos aproximar cada vez mais das empresas, do Biotic, dos parceiros, das incubadoras, das universidades presentes aqui dentro”, afirmou Correia.

A programação do dia contou com a presença de autoridades como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Marco Antônio Costa Júnior; o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman; além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do próprio Biotic.

O evento também deu destaque às competências tecnológicas do IPT, por meio de uma apresentação conduzida pelo diretor de operações, Adriano Marim. Foram detalhadas as atuações das diversas unidades de negócios do Instituto, entre elas as áreas de bionanomanufatura, bem-estar e saúde, materiais avançados, tecnologias digitais, cidades inteligentes, energia e sustentabilidade.

No período da tarde, o painel “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Sistema de Inovação do DF” promoveu um diálogo entre instituições como a Universidade de Brasília (UnB), com a participação da reitora Rozana Naves, e também da  Embrapa, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do próprio IPT, apontando caminhos para o avanço das políticas de inovação na região.

A iniciativa reafirma o compromisso do IPT com a descentralização da inovação e com a criação de soluções tecnológicas voltadas às demandas regionais, contribuindo para um Brasil mais conectado, eficiente e sustentável.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...