25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:41

Mestrado e doutorado profissional em Enfermagem: Confira o resultado do primeiro edital do Profen em 2025

Em convênio com a Capes, Cofen vai financiar a oferta de mais 160 vagas de mestrado e 40 de doutorado profissional em 38 programas de pós-graduação de 20 universidades

Por Laércio Tomaz

O resultado do primeiro edital do novo acordo de cooperação técnica entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi divulgado. Foram selecionados oito programas de doutorado e 30 programas de mestrado profissional, de 20 universidades, por meio das quais os mestrandos e doutorandos receberão financiamento do Cofen para o desenvolvimento de pesquisas, produtos e tecnologias que, posteriormente, serão colocados à disposição de toda a Enfermagem.

“Esse programa é o símbolo do nosso compromisso com o desenvolvimento social, científico e econômico da Enfermagem, especialmente para o atendimento das demandas complexas de saúde da sociedade brasileira e do Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos continuar investindo na formação enfermeiras e enfermeiros como mestres e doutores, pois consideramos que se trata de um eixo fundamental de desenvolvimento e valorização da nossa categoria. Os produtos, tecnologias e teorias desenvolvidas por meio do programa serão colocados gratuitamente à disposição da categoria, por meio do CofenPlay”, explica o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Nesta edição do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Enfermagem (Profen), por meio de verbas de custeio e de aquisição de equipamentos, o Cofen vai financiar a oferta de 160 vagas de mestrado e 40 de doutorado profissional, incluindo a modalidade “fora de sede”, por meio de PCI (Projeto de Cooperação entre Instituições), no qual um programa de pós-graduação oferecido por um instituição promotora é levado a uma instituição receptora, em regiões remotas do país, onde antes não havia oferta de mestrados e doutorados profissionais.

Números

Os 38 programas de mestrado e doutorados profissionais das 20 universidades selecionadas foram selecionados dentro das seguintes proporções:

  • Mestrado profissional (Sede): 22
  • Mestrado profissional (PCI): 08
  • Doutorado profissional (Sede): 06 
  • Doutorado profissional (PCI): 02

Processo seletivo

Cada universidade conduzirá o seu próprio processo seletivo. O programa é voltado para enfermeiras e enfermeiros que atuam na rede pública ou em instituições que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Fomentar inovação e qualificar os enfermeiros para atender às necessidades da saúde coletiva é essencial para a melhoria da assistência e redução das desigualdades regionais, além de promover a visibilidade e o reconhecimento da Enfermagem”, considera o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O Profen é o maior programa de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do Brasil. Em sua quarta edição, a iniciativa vai financiar 420 vagas de mestrado profissional e 80 vagas de doutorado profissional nos próximos cinco anos. Até 2024, o Cofen já havia financiado 500 vagas de mestrado profissional. Ao fim de 10 anos de programa, serão 1.000 enfermeiros enfermeiras com pesquisas de mestrado e doutorado financiadas exclusivamente pelo Cofen.

Descentralização da Saúde

Em um marco para o desenvolvimento científico da Amazônia Legal, o Profen vai financiar dois programas de doutorado profissional em Enfermagem, antes inexistentes na região. A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) vai oferecer, com apoio do Profen, o programa “Processo de cuidar e gestão em Enfermagem: contribuições do doutorado profissional no estado do Tocantins para obtenção de metas da Agenda 2030”. O programa “Desenvolvimento de pesquisas de intervenção e inovação tecnológica: qualificação e fortalecimento da Enfermagem na Amazônia Legal” será oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Impacto positivo

Maior programa de financiamento de pós-graduação profissional stricto-senso no Brasil, o Profen representa um salto de qualidade e inovação na Enfermagem. O programa já recebeu aporte de R$ 13 milhões e vai receber investimentos de mais R$ 19,5 milhões nos próximos cinco anos.

Dados da primeira fase do Profen indicam que a maioria das pesquisas desenvolvidas se referem à atenção primária (57%), 46% são voltadas à atenção secundária e 29%, à terciária. O índice extrapola 100%, porque algumas pesquisas englobam mais de um nível da assistência. Os principais produtos desenvolvidos são tecnologias de SAE (40%), validação de tecnologias por experts (41%), manual/cartilha/guia/folheto (16%), tecnologia educacional (12%), modelos de capacitação (10%), concepção de dispositivo (7%), desenvolvimento de aplicativo (7%), aplicativo móvel (6%), protocolo de intervenção (4%), bundle (4%), software (3%), vídeo educacional (3%), e-book (2%), subconjunto terminológico da CIPE (2%) e desenvolvimento e validação de escala (2%).

 

FonteCOFEN

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...