18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:43

Sejus realiza IV Festival de Cultura e Lazer do Sistema Socioeducativo em outubro

Evento preparatório, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), reuniu servidores do sistema socioeducativo com o objetivo de capacitá-los para inspirar as produções artísticas dos jovens durante o festival

O Espaço Cultural Renato Russo, um dos principais centros de arte de Brasília, recebeu nesta quarta-feira (21) o evento preparatório para o IV Festival de Cultura e Lazer, previsto para acontecer em outubro. O encontro, organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (Subsis), promoveu a capacitação de mais de 60 servidores, entre arte-educadores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e agentes socioeducativos.

A iniciativa teve como objetivo qualificar os profissionais que atuam diretamente com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, reforçando a importância do festival como ferramenta de ressocialização por meio da arte, cultura e lazer.  A capacitação também visa inspirar e orientar as produções artísticas que serão apresentadas pelos socioeducandos durante o evento, potencializando o impacto transformador das atividades culturais no processo socioeducativo.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, destaca a importância da ação. “A expectativa é que com esse evento preparatório a gente consiga que cada unidade do sistema socioeducativo do DF esteja pronta para incentivar a produção dos adolescentes ao longo dos próximos meses, resultando em uma mostra plural e representativa do potencial criativo tanto das equipes quanto dos jovens”, afirma.

Populário brasileiro

Roberta Albuquerque Ferreira, chefe da Unidade de Gestão de Políticas e Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes da Subsis – Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Com o tema “Populário Brasileiro”, o festival deste ano busca expandir o repertório cultural e metodológico das equipes de servidores, propondo uma imersão na diversidade da cultura popular nacional e destacando o poder transformador da arte. A programação completa do IV Festival de Cultura e Lazer do Sistema Socioeducativo do DF será anunciada em breve.

Roberta Albuquerque Ferreira, chefe da Unidade de Gestão de Políticas e Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes da Subsis, enfatizou a importância da formação para impactar as ações junto aos adolescentes: “Nosso objetivo é capacitar os profissionais para que atuem de forma integrada, seja na criação de oficinas de música, teatro ou dança, seja no diálogo sobre identidade cultural e cidadania”, afirmou.

Formação descentralizada e imersiva

Diferente das edições anteriores, quando as oficinas e palestras aconteciam poucos dias antes do Festival, a mostra deste ano adota uma proposta descentralizada. Em vez de apenas receber conteúdos em oficinas no próprio Espaço Cultural Renato Russo, os servidores irão vivenciar a cultura nos locais onde ela é produzida.

Ingreth da Silva Adriano, especialista em artes cênicas da Unidade de Internação de Santa Maria, ressaltou o impacto dessa abordagem: “Este ano, vamos realizar as oficinas em diversos territórios culturais do DF. A vivência direta da cultura nos seus próprios espaços é essencial para que possamos inspirar os adolescentes de maneira mais autêntica”, afirmou.

A capacitação será contínua, com visitas técnicas e oficinas conduzidas por fazedores de cultura locais, como Martinha do Coco e Boi do Seu Teodoro. O objetivo é promover a troca de saberes e multiplicar experiências práticas que possam ser aplicadas nos projetos artísticos das unidades. Além das técnicas artísticas, a formação também foca em capacitar os servidores para mobilizar a expressão e o protagonismo juvenil, promovendo o resgate da autoestima e o fortalecimento dos projetos de vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Impactos

A cada edição, o festival se consolida como uma ferramenta essencial para o aprimoramento dos servidores. O evento é resultado de meses de preparação e formação. Os relatos dos participantes demonstram que a capacitação tem impacto real no cotidiano das unidades, ampliando as possibilidades de trabalho, inspirando o desenvolvimento de projetos, aproximando os adolescentes da cultura e promovendo maior engajamento dos profissionais.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...