25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:21

Enfermagem mostra união e força em ato por reajuste do piso e jornada de 30h

Proposta cria um índice de reajuste e indexa o Piso da Enfermagem a uma jornada de 30h semanais de trabalho. Ato pela aprovação da PEC 19 reuniu delegações e lideranças de todo o país em Brasília

“Ver a Enfermagem brasileira novamente nas ruas lutando pela valorização da profissão é emblemático”, discursou Manoel Neri

As ruas de Brasília amanheceram tomadas por profissionais de Enfermagem de todo o Brasil. As delegações desembarcaram em frente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (12) para cobrar a aprovação da PEC 19, proposta que cria um índice de reajuste e indexa o Piso da Enfermagem a uma jornada de 30 horas semanais de trabalho.

“Ver a Enfermagem brasileira novamente nas ruas lutando pela valorização da profissão é emblemático. A PEC 19 traz dignidade para toda a categoria, então vamos lutar por essa conquista. Os Conselhos de Enfermagem estão irmanados com a classe por essa causa”, discursou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Em frente ao Congresso Nacional, representantes de conselhos, sindicatos e entidades que representam enfermeiros, obstetras, técnicos e auxiliares se revezaram em discursos potentes cobrando valorização e respeito. As palavras de ordem foram amplificadas por centenas de profissionais e estudantes que, sob forte sol, se mantiveram mobilizados para mostrar a força da profissão.

Parlamentares e representantes da Bancada da Enfermagem foram ao ato para endossar o apoio à categoria

“O direito ao piso e à jornada representa a luta da Enfermagem por cidadania. A pandemia, as enchentes e as recorrentes catástrofes naturais mostram que a nossa categoria não foge à luta. Estamos sempre presentes nos grandes enfrentamentos, levando a saúde e a prevenção à frente. Então, nada deterá a nosso ímpeto de lutar”, disse o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, diante de membros das comissões e câmaras técnicas do Cofen, que também participaram das mobilizações pela manhã.

Parlamentares e representantes da Bancada da Enfermagem foram ao ato para endossar o apoio à categoria. “A Enfermagem é composta de auxiliares, técnicos e enfermeiros e todos temos que nos unir pela profissão. Eu já fui auxiliar, sei o que é dar plantões e ter que sustentar a família com salário baixo. Essa luta é por quem mais precisa. Vamos erguer nossas vozes e conquistar o apoio da sociedade”, destacou segunda tesoureira do Cofen e deputada federal Ana Paula Brandão.

“A Enfermagem demonstrou o poder que tem. Além do reajuste do piso, agora a luta é por 30 horas, já. Todo mundo tem que se mobilizar nas redes e nas ruas e cobrar que deputados e senadores declarem apoio público à PEC 19”, cobrou o senador Fabiano Contarato.

Representantes de conselhos, sindicatos e entidades que representam a Enfermagem compareceram em peso ao ato

O deputado federal e enfermeiro Bruno Farias mostrou disposição para seguir lutando. “Eu não vou desistir até que a Enfermagem tenha esse reajuste. Vamos incluir a valorização da profissão no orçamento do país de forma definitiva. E vamos continuar na luta pelas 30 horas, pois é uma questão humanitária e de sobrevivência para quem exerce a Enfermagem”, asseverou.

“Existe vida além do plantão. A categoria tem o direito a viver e ter um salário digno. Piso e jornada decente são conquistas caras e profundamente necessárias para a nossa profissão”, declarou a deputada federal Enfermeira Rejane. “Vamos mobilizar nossos colegas, amigos e famílias em defesa da Enfermagem. É o momento de mostrar força nas ruas e nas redes para avançar no Congresso Nacional”, emendou o deputado federal e enfermeiro Dorinaldo Malafaia.

A PEC 19 é de autoria da senadora Eliziane Gama e já tem parecer favorável do relator, senador Fabiano Contarato. A consulta pública sobre a proposta no site do Senado Federal tem 64.081 votos favoráveis e apenas 539 contrários. Esse dado mostra o grande apoio popular ao projeto.

Palavras de ordem foram amplificadas por centenas de profissionais e estudantes mobilizados

“O piso e a jornada não são um favor, são uma reparação histórica. Somos a maior força de trabalho da saúde e não faltamos ao país quando precisam de nós. Mas o país nos faltou e precisamos restabelecer a ordem e a justiça”, cobrou o presidente do Coren-PE e deputado estadual por Pernambuco, Gilmar Júnior.

“A Enfermagem está reinaugurando as manifestações de rua em Brasília. É um exemplo para os trabalhadores. O reajuste do piso e a redução da jornada é uma luta que vale a pena. Essa categoria, que trabalha à beira do leito, merece esse direito”, discursou a deputada Federal Jandira Feghali.

“Minha filha faz tratamento contra o câncer e, quando vou dormir com ela no hospital, vejo o carinho, respeito e profissionalismo com que a Enfermagem trabalha e nos trata. A categoria merece esse mesmo tratamento, respeitoso e carinhoso, por parte da classe política e da sociedade”, declarou a deputado federal Vicentinho.

Quem organizou a manifestação foi o movimento Gigantes da Enfermagem. “Vamos manter as mobilizações até alcançar a aprovação da PEC 19. Não existe outra alternativa para a Enfermagem. Os trabalhadores que exercem a nossa profissão precisam ter o valor de compra do salário garantido e uma jornada de trabalho compatível com a complexidade da profissão”, afirma o representante do movimento, Carlos Cafezinho.

 

FonteCOFEN

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...