18.5 C
Brasília
04 fev 2026 01:47

Senador Alessandro Vieira propõe ampliar transparência no projeto sobre emendas parlamentares

Medida torna obrigatória a identificação do parlamentar responsável por cada indicação

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou uma emenda ao Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN 1/2025) com o objetivo de fortalecer a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares. A proposta visa garantir que todas as indicações de emendas de comissão sejam associadas diretamente ao parlamentar responsável, evitando a prática de indicações genéricas feitas por lideranças partidárias e garantindo isonomia entre os parlamentares e respeito fiel ao texto constitucional.

A medida surge como resposta às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que reforçaram a necessidade de tornar mais claras as destinações de recursos públicos. “Se as emendas são propostas por líderes em nome de bancadas coletivas, ninguém será individualmente apontado como responsável pela indicação. Isso compromete a transparência e a rastreabilidade, abrindo brechas para privilégios indevidos na distribuição dos recursos”, destaca Vieira.

De acordo com o texto atual do projeto, as emendas de comissão poderão ser apresentadas por líderes partidários em nome de toda a bancada, sem a necessidade de indicar um parlamentar específico como autor da destinação. Essa prática dificulta a fiscalização e a prestação de contas à sociedade. A proposta de Alessandro Vieira corrige essa distorção ao estabelecer que qualquer parlamentar tenha legitimidade para apresentar e assumir individualmente a autoria das emendas ou indicações decididas pelos colegiados.

Além de reforçar a transparência, a emenda busca impedir a criação de distinções entre parlamentares, garantindo isonomia no acesso à possibilidade de indicar recursos para áreas estratégicas, como saúde, educação e segurança pública. “Não podemos permitir divisões entre parlamentares de ‘primeira’ e ‘segunda classe’ quando o assunto é a destinação de recursos públicos. Todos devem ter o mesmo direito e, principalmente, a mesma responsabilidade”, conclui Vieira.

Destaques

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...