21.5 C
Brasília
21 mar 2026 21:32

Centrad: Ibaneis deve lançar obras para ocupação do Centro Administrativo

Para viabilizar a ocupação do local, governo deve investir R$ 300 milhões na construção de viadutos e na urbanização e pavimentação da área

Por Adriana Izel e Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha anunciou que até abril o Governo do Distrito Federal (GDF) vai lançar as obras para a futura ocupação do Centro Administrativo (Centrad), em Taguatinga. Viadutos e vias serão construídos ao redor do complexo para facilitar o acesso. Também serão feitos a urbanização da área e os serviços internos no prédio.

“Sem a infraestrutura viária, ficaria inviável a utilização do prédio. Por isso, faremos os viadutos e todas as adequações necessárias. É um grande passo para levarmos estruturas de governo ao Centrad e atender os moradores de toda aquela região, que é uma das mais populosas do DF”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

O Governo do Distrito Federal vai lançar, até abril, as obras para a futura ocupação do Centro Administrativo (Centrad), em Taguatinga | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Estão previstas a construção de um viaduto principal na QNL, com uma alça de acesso para o Centro Administrativo, e outro viaduto nas proximidades do campus Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB), para ligar Taguatinga a Samambaia. Além disso, o projeto prevê vias adjacentes e urbanização. As obras externas serão feitas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). Já as adequações internas do prédio ficarão a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

“Todas essas obras estão condicionadas ao funcionamento do Centrad. É um prédio maravilhoso, com uma localização maravilhosa. É uma mudança substancial na parte urbanística da região para dar pleno funcionamento para qualquer atividade que ali funcionar”, explica o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

A medida anunciada na quinta-feira (20) pelo governador Ibaneis Rocha faz parte do trabalho deste GDF em retomar o espaço construído em 2009 e entregue em 2014 sem a infraestrutura necessária.

Atualmente, os órgãos do GDF estão em processo de finalização dos projetos viários e de urbanização. “Estamos finalizando os projetos para que eles possam ser executados. O modelo de ocupação ainda está em estudo”, explica o assessor de projetos especiais do gabinete do governador, Marcelo Galvão.

Com uma área de 182 mil m² e 16 edifícios, o Centrad foi idealizado como um centro administrativo para abrigar e centralizar os órgãos de governo. Em 2022, a atual gestão anulou o contrato com o consórcio que construiu o prédio, com custo estimado de R$ 1 bilhão, e no mesmo ano retomou a posse do imóvel.

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Destaques

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...