25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:58

GDF Saúde celebra 4 anos com mais de 98 mil beneficiários e transformação digital

Inas-DF investe em um novo sistema tecnológico de gestão, que irá aprimorar os serviços ofertados, fortalecer o relacionamento com os prestadores e otimizar o atendimento aos beneficiários

Nesta segunda-feira (28), há exatos quatro anos, o governador Ibaneis Rocha entregou para o funcionalismo do DF o GDF Saúde, o plano de saúde do servidor público do Governo do Distrito Federal. Mais de 98 mil beneficiários – entre servidores e dependentes – comemoram esse presente, que hoje ocupa o mesmo patamar dos principais serviços de assistência à saúde do país. Um serviço que está com foco no futuro, abraçando a transformação digital e já se preparando para a marca de 100 mil beneficiários, que deve ser atingida até o final do ano.

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal foi criado com a finalidade de proporcionar, sem fins lucrativos, aos seus beneficiários titulares e dependentes, um Plano de Assistência Suplementar à Saúde para os servidores do Distrito Federal | Foto: Divulgação/Inas-DF

“Os servidores sonharam com o plano de saúde por mais de duas décadas e o governador Ibaneis acreditou que era possível”, lembra o secretário de Economia, Ney Ferraz, responsável pela operação do plano na época do lançamento. “A gente seguiu a determinação do governador, criou o plano, buscou parceiros para viabilizar, e hoje, é um sucesso. Temos uma rede consolidada, uma das melhores do mercado”, recorda Ferraz.

Quatro anos se passaram e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF) segue investindo em estrutura, com uma equipe cada vez mais qualificada; na atualização de normas e regulamentos; no equilíbrio financeiro e na aquisição de um novo sistema tecnológico de gestão, que irá aprimorar os serviços ofertados, fortalecer o relacionamento com os prestadores e, principalmente, otimizar o atendimento aos beneficiários.

“Os servidores sonharam com o plano de saúde por mais de duas décadas e o governador Ibaneis acreditou que era possível”

Ney Ferraz
secretário de Economia

Transformação digital

“A mudança pela qual o GDF Saúde tem passado recentemente, tem a ver com o próprio crescimento e a grande adesão ao plano. Hoje, estamos em uma nova fase, nos preparando para o crescimento, o que traz junto a necessidade de promovermos a transformação digital, processo que já é uma realidade no mercado de saúde em todo o país”, afirma Ana Paula Cardoso, diretora-presidente do Inas.

“Com o crescimento do plano, o sistema de gestão operacional existente já não comportava o fluxo de atendimentos com a agilidade e eficiência necessárias. Após um período de quase dois anos de procedimentos licitatórios, contratamos um novo sistema mais robusto e moderno, que certamente atenderá com mais segurança e qualidade os envolvidos em nossa operação, incluindo prestadores e beneficiários”, complementa.

E acrescenta: “A migração de dados de mais de 98 mil vidas para o novo sistema é uma operação de alta complexidade, que também envolve nossos mais de 2 mil prestadores credenciados e o atendimento à saúde sem interrupção. Nesse período pode haver algumas inconsistências, todavia, em breve, nossos beneficiários poderão perceber as melhorias que estamos implantando, em sintonia com a era digital na assistência à saúde”.

Entre os principais avanços se destacam a elaboração, em curso, de um novo regulamento e novas normas, atualizados de acordo com o que vigora atualmente no mercado de planos de saúde. Outras ações importantes são as auditorias, o controle dos gastos e a atenção com o equilíbrio financeiro, a fim de garantir a sustentabilidade do GDF Saúde, mantendo como foco a saúde do servidor e não o lucro, característica principal do plano.

A participação dos beneficiários nas decisões referentes ao plano também foi assegurada neste último ano, com a implementação dos conselhos administrativo e fiscal, formados por representantes das entidades de classe dos servidores do GDF. Com o importante apoio do governo, que sempre incentivou e acreditou no plano, e a parceria de órgãos do GDF como a Secretaria de Economia e Controladoria-Geral do DF, o GDF Saúde se consolida como importante patrimônio e legado da capital e de sua população, destaca o Inas-DF.

GDF Saúde em números

Alguns dados que dão a dimensão do GDF Saúde nesses últimos 4 anos*:

→ Total de beneficiários: 98.028
→ Titulares: 58.157
→ Dependentes: 39.871
→ Atendimentos: mais de 1 milhão
→ Média mensal de atendimentos: 30 mil
→ Consultas: mais de 1,5 milhão
→ Partos: 2 mil
→ Total de internações: 50 mil
→ Internações de urgência/emergência: 35 mil
→ Internações eletivas: 15 mil

Rede credenciada

→ Total de credenciados: 2.039
→ Hospitais gerais: 21
→ Hospitais especializados: 28
→ Hospital Dia: 3
→ Hospital de transição: 3
→ Clínicas: 436
→ Associação de Médicos, Clínicas e Hospitais Privados do Distrito Federal (AMHP/DF): 1.477
→ Laboratórios: 57
→ Home care: 8
→ Cooperativa: 1
→ Associações médicas: 5

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...