21.5 C
Brasília
02 fev 2026 03:30

Detran-DF alerta para golpe por e-mail usando falso SAC

Mensagens fraudulentas simulam notificações de infração e solicitam acesso a links perigosos; saiba como proteger seus dados

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta para uma nova modalidade de golpe via e-mail, cujo remetente se apresenta como “SAC do Detran”. O texto afirma que o “Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no uso de suas atribuições e nos termos da Lei”, estaria notificando o destinatário sobre uma suposta infração, sempre com valores elevados, como, por exemplo, R$ 2.934,70. Em seguida, o e-mail orienta o destinatário a clicar em um botão para visualizar a multa.

O Portal de Serviços do Detran-DF é uma das formas de consultar o histórico de infrações do veículo | Imagem: Detran-DF

O Detran-DF ressalta que não envia e-mails para comunicar infrações. Desconfie sempre de mensagens suspeitas e nunca clique em links desconhecidos, pois eles podem redirecionar para sites falsos, com a intenção de roubar dados pessoais ou instalar softwares maliciosos que deixam seu dispositivo vulnerável a ataques de hackers.

Para garantir sua segurança, observe que as notificações de infrações do Detran-DF são enviadas apenas pelos seguintes canais oficiais:

⇒ Correios – O infrator recebe uma notificação física, por meio de carta, no endereço cadastrado, com todas as informações detalhadas sobre o auto de infração.

⇒ Aplicativo Detran-DF Digital e Portal de Serviços – Toda infração registrada é visível no sistema eletrônico do Detran-DF, onde é possível consultar o histórico de infrações.

⇒ Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) – Notificações são enviadas diretamente aos condutores cadastrados no app, permitindo consulta e pagamento das infrações pelo próprio aplicativo.

Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de uma comunicação, utilize os canais digitais oficiais – o site do Detran ou o Portal de Serviços – ou dirija-se a um posto de atendimento do Departamento de Trânsito. Evite fornecer dados pessoais ou clicar em links suspeitos.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...