18.5 C
Brasília
21 mar 2026 03:31

Programa Direito Delas promove palestra para estudantes de enfermagem

Ação da Sejus em parceria com a Uniplan de Taguatinga reuniu mais de 100 participantes para conversar sobre a iniciativa, que apoia vítimas de violência

Mais de 100 estudantes de enfermagem do Centro Universitário Planalto (Uniplan), em Taguatinga, participaram de uma palestra sobre o programa Direito Delas. A exposição foi ministrada nesta terça-feira (22) pela secretária de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Marcela Passamani. O programa da Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (Subav), vinculada à pasta, já atendeu mais de 7 mil pessoas neste ano.

“O Direito Delas oferece gratuitamente atendimento social, psicossocial e jurídico às vítimas diretas de violência e seus familiares. É um ambiente de acolhimento para todas as pessoas que buscam romper com o ciclo de violência”, afirmou Passamani. “Fico muito feliz em ver esse tipo de tema sendo debatido dentro das instituições de ensino, porque precisamos fazer com que mais pessoas conheçam os nossos programas e nos ajudem na divulgação e na busca ativa. É só através da multiplicação das informações que conseguiremos alcançar mais pessoas.”

Marcela Passamani: “Fico muito feliz em ver esse tipo de tema sendo debatido dentro das instituições de ensino, porque precisamos fazer com que mais pessoas conheçam os nossos programas” | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

O programa Direito Delas é uma reestruturação do Pró-vítima, por meio do Decreto nº 39.557/2018, que oferece atendimento à todas as pessoas que estão em situação de violência: mulheres, pessoa idosa, homens, órfãos de feminicídio e crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro.

“Todas as pessoas têm direito de romper com o ciclo da violência. Nos núcleos do Direito Delas, nós temos atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de orientação jurídica. A Sejus também realiza palestras, debates e oficinas com os atendidos pelo programa”, completou a titular da Sejus-DF.

Atualmente, são dez núcleos existentes, sendo um em cada uma dessas cidades: Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião.

A estudante Marinalva Santos trabalha na área de saúde, no atendimento às mulheres vítimas de violência. “Há um ano, eu sofri uma agressão que causou um dano no pulmão. Então, deve ter muitas Marinalvas por aí, que são profissionais da saúde, mas também sofrem violência e necessitam deste olhar do governo”, comentou.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...