25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:34

Ajude aí: Judoca mirim brasiliense competirá nos jogos Pan-Americanos em Cuba

Rodrigo Falcão, de 11 anos, representa o Brasil na categoria SUB 13 de 47kg

Com 11 anos, disciplina e disposição, Rodrigo Falcão vive uma nova etapa em sua vida. O brasiliense se prepara para embarcar para Cuba para participar dos Jogos Pan-Americanos de 2024. Ele agora precisa de recursos para pagar a taxa obrigatória de adesão cobrada pela Confederação Brasileira de Judô, no valor de pouco mais de R$ 8 mil, que cobre somente hospedagem e alimentação. Rodrigo busca patrocínio para continuar competindo no cenário nacional. Mais informações no Instagram: @r.falcao.judo. A conta é administrada pelo atleta e seus pais.

Rodrigo mora com os pais e a irmã Melissa, de 9 anos. Ele competirá na categoria SUB 13 (nascidos em 2012 e 2013) de 47 kg. Os Jogos Pan-americanos de 2024 acontecem de 27 a 30 de novembro na cidade de Varadero, em Cuba.

Rodrigo começou a prática de esportes aos 2 anos por conta da inquietude e dificuldade de concentração. E então começou a treinar judô com o sensei Oswaldo Navarro na Academia Corpo Arte (Guará 2). Aos 4 anos foi diagnosticado com TDAH e dislexia. “O esporte tem ajudado em sua concentração, aumento do autoconhecimento, autoestima e autoconfiança. Ele se sente apto a enfrentar situações e realizar ações dentro e fora dos tatames, com toda humildade e disciplina ensinada pelas artes marciais e educação familiar”, explica o pai, Rodrigo.

Para conquistar a chance de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, Rodrigo passou por seis lutas no Campeonato Brasileiro de Judô, em Curitiba. “As quartas de finais, contra um atleta do Minas Tênis Clube, foi a mais intensa. Foram aproximadamente 10 minutos de luta, com muita torcida para ambos. Os dois atletas com duas faltas cada (a terceira é derrota sumária) e fazendo muita força. Rodriguinho fez um golpe segurando apenas com uma mão e levou o adversário ao chão. Foi demais! Na final, ele derrotou o amigo e adversário de Brasília. Lutador muito aguerrido, de excelente defesa e difícil de se jogar. Conseguiu dois vazares e foi o campeão”, relembra o pai.

Histórico e preparação

Rodrigo Falcão – Foto: Divulgação

Em sua trajetória atlética, Rodrigo já competiu no judô e jiu-jitsu. Ainda este ano, ele foi campeão brasiliense dos Jogos Escolares GDF, e foi convocado para lutar os Jogos Brasileiros Estudantis, em Recife (PE). Também conquistou o título de Campeão Brasileiro 2024 em Curitiba (PR) na categoria SUB 47kg. O atleta ainda contabiliza os títulos de: campeão brasileiro “Região IV” (campeonato da Região Centro-Oeste – Anápolis GO), campeão da Copa Minas (BH/MG).

Sua rotina de treino é rígida e acontece de segunda a sábado. Treina judô na academia Corpo Arte do Guará e jiu-jitsu na Constrictor Team no Parque da Cidade (com o tio dele, uma vez na semana). Ele também malha na Malhart na 403 Sul, duas vezes na semana com orientação do Dr. Paulo Gentil.

Rodrigo divide seu tempo entre treinos, estudos, brincadeiras com amigos e primos e sonhos. “Até pouco tempo, queria ser super-herói em Nova Iorque (já que todos os super-heróis moram em Nova Iorque – conclusão dele)”, conta o pai.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...