23.5 C
Brasília
21 mar 2026 14:52

Alunos do UNICEPLAC participam da campanha de vacinação antirrábica da Secretaria de Saúde do DF

Estudantes de Medicina Veterinária colaboram com a Secretaria de Saúde do DF na imunização de cães e gatos contra a raiva. Veja calendário das próximas ações

Os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNICEPLAC se uniram à Secretaria de Saúde do Distrito Federal para participar da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 6 de setembro, no Abrigo Fauna e Flora, localizado no Gama. A instituição chega a receber cerca de 800 animais.

“Essa iniciativa é essencial para a formação dos nossos alunos, que têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de contribuir diretamente para a saúde pública da comunidade”, ressalta a médica veterinária Manuella Rodrigues de Souza Mello, professora do curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC.

Estudantes da UNICEPLAC participam da campanha de vacinação antirrábica da Secretaria de Saúde do DF – Foto: UNICEPLAC

Ao todo, 15 alunos do UNICEPLAC participaram da ação, reforçando o compromisso da instituição com atividades práticas e de responsabilidade social.

Os próximos encontros já têm data marcada. No dia 14 de setembro, os estudantes apoiam as equipes na área rural do Gama, e nos dias 21 e 28 de setembro na área urbana. “Nosso objetivo é contribuir para alcançar a meta esperada de cobertura vacinal de 80% dos animais do DF, conforme aponta o Ministério da Saúde”, diz a professora Manuella.

Confira o calendário das próximas ações: https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica

Sobre a Raiva

A raiva é uma doença viral zoonótica, transmitida entre animais e humanos, que pode acometer todos os mamíferos. É considerada uma das enfermidades de maior relevância para a saúde pública mundial. “Se uma pessoa for mordida, é fundamental lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente os serviços de saúde, pois não há tratamento para a doença, apenas um protocolo de pós-exposição. Por isso, vacinar cães e gatos é a medida mais eficaz para prevenir a contaminação de humanos pelo vírus da raiva”, explica a professora Manuella.

Para aumentar a conscientização sobre a doença, o Dia Mundial da Raiva é celebrado no dia 28 de setembro.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...