GDF e República Dominicana renovam acordo de cooperação técnica internacional

Pacto foi estendido por mais dois anos para dar continuidade ao treinamento oferecido pelos policiais e bombeiros do DF às forças de segurança republicanas

Por Adriana Izel

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Embaixada da República Dominicana renovaram, nesta quarta-feira (24), o acordo básico de cooperação técnica internacional firmado inicialmente em 2022. O documento foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha, pela embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge, e pelo secretário de Relações Internacionais Paco Britto, no Palácio do Buriti. A assinatura estende por mais dois anos o acordo que visa à promoção de treinamentos das forças de segurança republicanas por profissionais especializados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quarta (24), o acordo de cooperação técnica internacional firmado com a Embaixada da República Dominicana | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

“A extensão do acordo mostra a qualidade das nossas polícias e dos nossos bombeiros e o quanto o nosso governo está acessível para cooperar”, destacou o secretário de Relações Internacionais do DF. “Essa renovação comprova o que já falamos: nós temos os melhores policiais do país. Isso está sendo dito por eles, quando os republicanos vêm treinar diretamente na nossa fonte.”

A renovação do acordo foi solicitada pela República Dominicana, que passa por um processo de transformação da Polícia Nacional. Com a assinatura do documento, o país fica formalmente habilitado para dar continuidade ao intercâmbio entre as forças de segurança.

“O nosso presidente está muito grato pela ajuda do governador Ibaneis Rocha, porque a Polícia Militar e os Bombeiros do DF têm dado uma cooperação muito boa em termos de salvamento aquático, busca e resgate em lugares remotos, utilização de aparatos policiais como drones e capacitação de policiais, de bombeiros, do Exército e da Polícia Turística”, justificou a embaixadora da República Dominicana no Brasil.

Além do acordo de cooperação técnica com o DF, a Embaixada da República Dominicana tem trabalhado para trazer um voo direto do país para Brasília. Atualmente, a capital federal já tem voos sem escala para Santiago (Chile), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Cancún (México). A expansão na malha viária envolve articulações do GDF e da Inframerica junto às companhias aéreas.

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Operadores de segurança monitoram hospitais e UPAs do DF em tempo real para coibir crimes

Por Kleber Karpov Operadores da central de monitoramento da rede...

Luiz Fux assume relatoria de ação sobre registros de Viviane Barci, esposa de Moraes no Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Alunos do Qualifica DF recebem treinamento em inteligência artificial pelo Instituto Gabriel Gastal

Por Kleber Karpov Cerca de 100 estudantes do programa Qualifica...

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Auditores fiscais fixam prazo para troca obrigatória de sistema da nota fiscal no DF

Por Kleber Karpov Auditores fiscais da Receita Federal e do...