19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:23

Visto EB-2 abre as portas para profissionais de saúde que querem viver nos EUA

De acordo com Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, a solicitação do EB-2 envolve a comprovação de que o profissional possui habilidades excepcionais e que seu investimento trará benefícios à economia americana

Abrir um consultório nos Estados Unidos é um objetivo ambicioso para muitos profissionais da saúde, atraídos pela robustez do mercado e pelas oportunidades de crescimento. Com um sistema de saúde que valoriza a inovação e a qualidade do atendimento, os EUA oferecem um ambiente propício para médicos, dentistas e outros especialistas desenvolverem suas carreiras e contribuírem para as comunidades locais.

Para os profissionais que desejam não apenas trabalhar, mas também investir e abrir seus próprios consultórios nos EUA, o visto EB-2 é uma das melhores opções. Este visto é destinado a profissionais com grau avançado ou habilidades excepcionais, permitindo que contribuam para a economia americana.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, o primeiro passo para qualquer profissional de saúde estrangeiro é obter a certificação necessária. “No caso dos médicos, isso inclui a obtenção da Certificação do Conselho Médico dos EUA e a aprovação nos exames USMLE – United States Medical Licensing Examination. Esses exames garantem que os profissionais possuam o conhecimento e as habilidades clínicas exigidas para a prática da medicina nos EUA”, relata.

Vale lembrar que cada estado possui suas próprias exigências de licenciamento, e é fundamental que os médicos estejam cientes das particularidades do estado onde desejam praticar.

Preparação da jornada

Uma vez que as certificações e licenças estejam em ordem, o próximo passo é a preparação para o investimento. “Abrir um consultório requer um planejamento financeiro detalhado, que inclui a localização ideal, equipamentos médicos modernos e a contratação de uma equipe qualificada. Nesse momento, contar com a ajuda de um advogado é fundamental para a criação de um plano de negócios sólido e entender as regulamentações locais”, alerta.

Segundo Toledo, a solicitação do visto EB-2 envolve a comprovação de que o profissional possui habilidades excepcionais e que seu investimento trará benefícios substanciais à economia americana. “Documentação detalhada, diplomas, históricos acadêmicos e certificações profissionais são essenciais. Além disso, é importante demonstrar um plano de negócios viável e um compromisso com o desenvolvimento da prática médica nos EUA”, revela.

O advogado ressalta que a preparação para a entrevista de visto também é uma etapa importante, onde o candidato deve estar pronto para discutir seu plano de negócios e apresentar como pretende contribuir para o setor de saúde dos EUA.

O especialista acredita que para os profissionais da saúde, investir nos EUA é uma grande oportunidade de crescimento profissional. “Com a preparação adequada, abrir um consultório nos EUA pode ser um passo significativo para estabelecer uma carreira de sucesso”, finaliza.

Dr. Daniel Toledo – Foto: Divulgação

Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse o site. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 240 mil seguidores com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido, consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Toledo e Advogados Associados

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há mais de 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato por e-mail [email protected].br.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...