20.5 C
Brasília
19 mar 2026 02:46

Eduardo Ubaldo e Gabriel Strauss lançam disco ‘O Silêncio e A Imagem’

Lançamento acontece em 26 de abril, no SESC Garagem

Por Michelle Souza 

O aguardado lançamento do disco “O Silêncio e a Imagem”, de Eduardo Ubaldo e Gabriel Strauss, está marcado para o dia 26 de abril, às 20h, no SESC Garagem (913 Sul). Após 16 anos de parceria musical, os artistas celebram essa trajetória com um álbum que promete dar o que falar.

O trabalho é fruto de uma longa amizade. Gabriel e Eduardo se conhecem desde os onze anos de idade e iniciaram a parceria musical na adolescência. A sonoridade da dupla combina a riqueza do violão instrumental brasileiro com a variedade de cores do cancioneiro popular.

“O Silêncio e a Imagem” conta com 11 faixas, iniciando com uma homenagem a Leny Andrade e finalizando com o acalanto de um filho ao seu pai. “O repertório traz uma poética brejeira e contemplativa, que reflete nossas influências musicais e experiências de vida, com uma dualidade entre campo e cidade, velho e novo, estrangeiro e familiar”, explica Gabriel.

Para além da formação original, alguns profissionais de peso foram chamados a participar na feitura do álbum, como o produtor Jota Dale, o arranjador João Francisco Oswlad, e músicos como Rodrigo Zolet, Ricardo Martins, Aline Talon, Paulo Ohana, Paulo Chaves, Náthalli Goulart e Quarteto Capital. Alan Pinho assina a masterização.

Após um ano de preparação nas salas do Estúdio Refinaria, “O Silêncio e a Imagem” tem tudo para ser uma obra marcante no cenário musical brasileiro, por seguir uma via profundamente lírica, nos transportando ao passado, mas com uma ótica singular e criativa. Segundo Jota Dale, “esse álbum promete dar muito o que falar. Trabalho diariamente no estúdio e escuto uma variedade de grupos, mas esse disco tem uma beleza diferente do que se tem visto hoje em dia e uma qualidade excepcional”.

Narrando uma vida, o trabalho é mais do que um álbum: é uma sinfonieta que reflete a trajetória e a essência desses dois talentosos artistas. “Mahler dizia que uma sinfonia precisaria ter o peso de uma vida. Eis a nossa sinfonieta, com todo o carinho”, pontua Gabriel.

História por trás de “O Silêncio e a Imagem”

Eduardo Ubaldo e Gabriel Strauss são mais do que parceiros musicais, mas amigos desde a infância. A história dessa parceria remonta a um dia comum, os dois já contavam 16 anos, voltando da escola em um ônibus. Ali, Eduardo compartilhou com Gabriel a letra de um “samba mineiro inspirado em Drummond”, algo inusitado. Esse encontro casual foi o ponto de partida para uma jornada musical que duraria décadas.

Sentados à varanda da casa onde Eduardo morava, os dois adolescentes repassavam suas composições, que na época eram por volta de cinco: “Canto Geral”, “O Silêncio e a Imagem”, “Flor do Mal”, “Elegia Noturna” e “Le Fou qui Danse”. Ao longo do tempo, esse repertório foi ganhando corpo, amadurecendo, se diversificando.

Eles relatam que apesar do desejo de lançar um disco naquela época, os caminhos da vida os levaram por diferentes trajetórias, com Eduardo se tornando advogado e Gabriel professor universitário.

Foi somente 16 anos depois do encontro no ônibus que eles decidiram unir seus esforços para gravar o álbum que levaria o nome de uma de suas composições mais antigas: “O Silêncio e a Imagem”.

Além do show de lançamento, o trabalho estará em todas as plataformas digitais a partir do dia 12/04, a 00h. E futuramente, haverá lançamento em vinil.

Serviço:

Lançamento do disco “O Silêncio e a Imagem”
Data: 26 de abril de 2024
Horário: 20h
Local: SESC Garagem – 913 W3 Sul
Ingressos: 50 reais (inteira) e 25 reais (meia solidária com doação de 1kg alimento não-perecível)

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

DF conquista primeiro lugar em ranking nacional de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou a primeira posição...

Cadastro atualizado no Meu SUS Digital garante atendimento agilizado nas UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Com alta demanda, Terracap amplia atendimento em Arniqueira

Por Kleber Karpov A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal...

Destaques

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

Segurança Pública do DF testa projetos de inteligência artificial para ampliar resposta operacional

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Segurança Pública...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...