22.5 C
Brasília
04 fev 2026 12:15

Encontro oftalmológico no HBDF promove avanços na cirurgia de catarata

Evento tradicional reúne especialistas para discutir casos, desafios e novas tecnologias.

Por Pollyana Cabral

Na noite da última quarta-feira, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi palco de um evento marcante para a oftalmologia brasiliense: o FACO CLUBE Brasília. Este encontro, já consolidado ao longo dos anos, reuniu os principais cirurgiões de catarata dos grandes serviços oftalmológicos da capital, visando promover a discussão de casos desafiadores, bem como apresentar novas tecnologias e avanços na área.

Nesta edição, realizada no HBDF, destacou-se uma abordagem sobre a otimização dos parâmetros utilizados na técnica de Facoemulsificação, conduzida pelo renomado médico, Dr. Durval Carvalho. Além disso, os oftalmologistas Jonathan Lake e Carlos Souza, do HBDF, analisaram casos clínicos que suscitaram debates sobre a melhor conduta em cataratas de diferentes estágios de maturidade.

A organização do evento e a condução da divulgação pelos residentes do 3º ano do hospital promoveram uma dinâmica participativa entre cirurgiões em formação e os mais experientes. A presença do público oftalmológico e de residentes de outros serviços contribuiu ainda mais para a interatividade do evento.

O oftalmologista e chefe do serviço de oftalmologia do HBDF, Danillo Almeida, expressou sobre a importância desse evento no hospital: “O FACO CLUBE Brasília é uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área. Além de promover o aprimoramento de nossos residentes, contribuindo significativamente para a melhoria contínua do atendimento oftalmológico, beneficiando diretamente nossos pacientes.”

Com um público receptivo e participativo, o evento se encerrou com a certeza de que a tradição desses encontros será mantida, não apenas na cirurgia de catarata, mas em todas as subespecialidades da oftalmologia, impulsionando o constante avanço na qualidade do cuidado oftalmológico em Brasília.

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...