18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:46

Em um mês, leituristas da Neoenergia identificaram 488 grandes focos da dengue no Distrito Federal

Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia são as localidades com a maior concentração do mosquito

O Distrito Federal ultrapassou a triste marca de 100 mortes por dengue em 2024. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), atualizados na última segunda-feira (11/3), a capital federal já confirmou 109 mortes pela doença no ano e mais de 137,5 mil casos prováveis já foram registrados. Diante desse cenário, a Neoenergia Brasília segue com a estratégia, montada em parceria com a pasta, para amenizar o avanço da epidemia. Apenas em fevereiro, os leituristas da distribuidora, responsáveis por fazer, mensalmente, a leitura da conta de luz, identificaram 488 grandes focos do mosquito.

“Estamos firmes no propósito de ajudar o GDF na fiscalização e no combate à dengue. Em um mês, nossos mais de 200 colaboradores geraram um relatório, com endereço e georreferenciamento, para que o governo atue de forma mais assertiva nesses locais”, explica Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília, reforçando que a maioria das indicações (58%) foram em Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia.

Os grupos de risco são crianças mais novas e indivíduos acima de 65 anos, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos no Brasil.

Principais sintomas

Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dores musculares e articulares;
  • Náusea e vômito;
  • Manchas vermelhas no corpo

Sinais de alerta

O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue. A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
  • Sangramento de mucosa;
  • Hemorragias

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...