19.5 C
Brasília
05 dez 2025 22:09

Dengue: combatendo o inimigo

Conscientização e prevenção contra a dengue.

Por Polyana Cabral 

“A dengue é muito mais do que uma simples picada de mosquito. É uma doença séria, transmitida pelo Aedes aegypti, que pode causar febres altas, dores intensas pelo corpo, atrás dos olhos e até mesmo manchas vermelhas na pele. Mas o diagnóstico precoce é a chave para evitar complicações graves”, alerta o médico infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecções do HBDF.

Muitos casos de dengue ocorrem dentro de nossas próprias casas ou vizinhanças. Por isso, eliminar os criadouros é crucial. Desde vasos com água até tampas de refrigerante podem se tornar focos de reprodução. Limpar o telhado, acondicionar bem o lixo e não permitir o acúmulo de água são medidas indispensáveis.

No entanto, a melhor forma de lidar com a dengue ainda é a prevenção. No calor do verão, quando as chuvas são frequentes e as temperaturas elevadas, o mosquito da dengue encontra condições ideais para se reproduzir. Eles são mais ativos pela manhã e ao entardecer, mas isso não significa que não possam aparecer em outros horários. Proteja-se, cobrindo pernas e pés com roupas adequadas e utilizando repelentes recomendados pela Anvisa ou Ministério da Saúde.

“A maioria das pessoas com dengue apresentam quadro leve, entretanto em algumas pessoas pode ter dengue grave e alguns casos levar a morte. Portanto o diagnóstico precoce é fundamental no acompanhamento da doença,” conclui o especialista.

Lembre-se: todos nós somos responsáveis por combater esse inimigo silencioso. Com ações simples e conscientes, podemos proteger não apenas a nós mesmos, mas toda a comunidade. Faça a sua parte e junte-se à luta contra a dengue.

Destaques

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...