25.5 C
Brasília
21 mar 2026 11:50

Caesb: Barragem do Descoberto verte antes da data esperada

Reservatório abastece 60% da população da capital federal

Após chuvas intensas no Distrito Federal, a Barragem do Rio Descoberto, responsável por abastecer mais de 60% da população da capital federal, verteu nesta data, 11 de fevereiro de 2024. Completando meio século de construção neste ano, a barragem chegou ao seu máximo, alcançando 1.030,00 metros que é a cota máxima do lago do reservatório. As imagens impressionantes do vertedouro marcam um momento aguardado pelos moradores da região, com expectativas de continuidade do belo espetáculo nos próximos dias.

No ano anterior, o escoamento da água sobre o vertedouro ocorreu entre fevereiro e maio de 2023. A importância do Reservatório do Descoberto é evidente, já que abastece diversas cidades, incluindo Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e muitas outras.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, destaca que desde o início do governo Ibaneis Rocha em 2019 a companhia investiu mais de 1 bilhão de Reais em obras de expansão e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com previsão de mais R$ 250 milhões de investimentos para este ano, visando melhorar o atendimento aos quase 3 milhões de moradores da capital.

A Barragem do Rio Descoberto, inaugurada em 1974 e situada ao longo da BR-070, é uma estrutura imponente, com 265 metros de crista. A água escoa sobre seu vertedouro, com 55 metros de comprimento, quando o reservatório atinge sua capacidade máxima. O lago possui uma área de 12,5 km² e pode armazenar cerca de 86 milhões de metros cúbicos de água.

Em 2023, a Caesb empreendeu obras de melhoria na barragem, incluindo a instalação de uma cortina de drenos e aplicação de resina sintética, com investimento de R$ 8 milhões. Essas ações visam garantir a segurança operacional da barragem e ampliar sua durabilidade, conforme os requisitos estabelecidos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...