12.5 C
Brasília
13 jul 2025 02:17

2ª edição do MAB Educativo tem programação bimestral gratuita

Iniciativa promove experiências com atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo do museu e de exposições temporárias

O programa Museu de Arte de Brasília (MAB) Educativo segue para a sua 2a edição. Realizada pela Mediato, a iniciativa promove experiências por meio de atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo e das exposições temporárias do museu, além de oficinas e atendimento de grupos agendados e público espontâneo. O educativo tem a duração de 1 ano e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Para os meses de maio e junho, há uma nova programação gratuita e especial de atividades.

Programação de maio e junho

Em maio, o Museu de Arte de Brasília recebe a exposição temporária Luzes na Escuridão com fotos incríveis de expedições e aventuras realizadas nas mais belas cavernas do Brasil. Para acompanhar essa imersão no mundo das cavernas, o programa educativo preparou uma programação especial para que o público explore o mundo subterrâneo e o universo da pintura rupestre brincando e contação de histórias com teatro de sombras. A programação é gratuita e aberta à comunidade, para participar basta chegar. Acompanhe as novidades em @mediato.art.

E para as escolas que fizerem as visitas mediadas ao MAB Educativo, mediante agendamento gratuito pela plataforma Conecta (conecta.mediato.art.br), as oficinas oferecidas são:

– 1º ao 5º ano – Oficina de Arte Abstrata (inspirada nas obras de Athos Bulcão e Galeno)
– 6º ao 9º ano – Oficina de Optical Art
– Ensino Médio – Oficina de Desenho

2ª edição do MAB Educativo

Esta nova edição do MAB Educativo está recheada de novidades, o programa atua em dois eixos: Linguagens Artísticas e A Arte da Cidade. Aos sábados será desenvolvido  Linguagens Artísticas com oficinas voltadas para as técnicas do acervo do MAB e das exposições temporárias. E aos domingos, será a vez de A Arte da Cidade, com oficinas de arte urbana e reflexões sobre Brasília. Além da novidade: o lançamento do jogo Pistas do Patrimônio, uma forma brincante de conhecer Brasília a partir de um tabuleiro montável e várias ilustrações incríveis dos monumentos da capital federal. A atividade é para adultos e crianças a partir de 8 anos. 

Outra boa notícia é o aumento de horários de agendamentos de escolas por semana, agora estão disponíveis em 8 opções. E também na expansão na quantidade de alunos por turma, agora, são recebidos grupos de até 40 pessoas. E por semana, o educativo tem capacidade para atender 480 estudantes.  Ao longo de mais 1 ano, escolas terão acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma https://conecta.mediato.art.br/. A previsão de atendimento é de cerca de 5.800 estudantes, destes 1260 receberão o transporte gratuito. A disponibilidade do transporte para escolas deve ser consultada.

Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento, exemplares do material educativo impressos em braile e o local onde acontece o Educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Alcance da primeira edição

Em 11 meses de mediações e práticas artísticas, entre 17 de abril de 2023 e 17 março de 2024 foram atendidas no total 7.122 pessoas pelo programa MAB Educativo. Foram realizadas 168 visitas para 3085 estudantes e 335 professores de 94 escolas, de 20 Regiões Administrativas do DF, sendo 90 de escolas públicas e 4 de escolas particulares. Destas, 1.190 pessoas foram atendidas com transporte gratuito. Além disso, foram atendidas 3.095 pessoas de público espontâneo nas exposições temporárias e no acervo do MAB. Somam ainda, 622 pessoas que participaram das oficinas e mediações em eventos temáticos oferecidos aos finais de semana. Foram recebidas 14 escolas rurais, 7 grupos de vulnerabilidade social, 4 grupos de idosos e 6 grupos de pessoas com deficiência.

Programação de maio e junho



Programação para escolas

Agendamento gratuito pela plataforma conecta.mediato.art.br

Sobre o MAB

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.

Sobre a Mediato

Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 60 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

MAB Educativo

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Agendamento: https://conecta.mediato.art.br/

Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art

Acesso: gratuito

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...