19.5 C
Brasília
29 abr 2024 04:42


Política Distrital divide liderança de audiência entre blogs que cobrem notícias do DF

Por Kleber Karpov

Prestes a entrar no décimo ano, Política Distrital (PD), ao longo de 2023, dentre a blogosfera que cobre os acontecimentos políticos do Distrito Federal, divide espaço com o site Tudo OK Notícias, na liderança de audiência por parte dos leitores do Distrito Federal.

O levantamento foi realizado, nesta terça-feira (21/Nov), por PD, a partir da relação dos 289 veículos da mídia alternativa habilitados junto ao GDF para o recebimento de mídia. A amostragem teve foco, prioritário e, aleatoriamente, aos blogs com mais de cinco anos de cobertura de notícias do DF.

PD utilizou para efeito de medições, o site de monitoramento SimilarWeb, considerado uma das principais soluções web para se aferir informações detalhadas sobre o tráfego de um site, o que inclui informações a exemplo de visitantes únicos, páginas visualizadas, tempo médio de visita e muito mais. A abrangência do monitoramento abrange os acessos dos sites de 01 de maio de 2023 a 30 de outubro de 2023.

Ranking de acessos

Importante

Os números do monitoramento do Simillarweb pode diferir na metrificação dos dados, se comparado a outras aplicações de monitoramento de tráfego a exemplo do SemRush, ideal para monitoramento de engajamentos de acessos, ou ainda do Google Analytics (GA), aplicação amplamente utilizada pelo GDF para comprovação de quantificação de acessos de usuários e visualizações de páginas.

Sob esse prisma, para efeito comparativo, PD que desde o lançamento do site, em outubro de 2014, contabiliza cerca de 15,8 milhões leituras de matérias disponibiliza o mesmo monitoramento, específico do Política Distrital, referente ao mesmo período utilizado como parâmetro do SimularWeb.

(Clique na imagem para ver ampliada)

Divergências de Métricas

Nesse contexto, confrontado os acessos monitorados por Simularweb com totalização de 1.049 milhões de visualização, contra 983 mil do Google Analytics, ambos os monitoramentos apresentam uma discrepância de aproximadamente 60 acessos.

Diferença essa, aceitável, a considerar, ainda a própria mudança por parte da Google, empresa que evoluiu a versão antiga do Google Analytics Universal Analytics (UA) para a versão Google Analytics GA4 que passa a realizar todo o processo de monitoramento baseado em eventos com regras, por exemplo, de tempo de permanência na página para contabilizar o acesso.

Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);

Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever