22.5 C
Brasília
29 abr 2024 01:13


Médico do Hospital de Base é um dos 14 mortos na queda de avião no Amazonas

Óbito do cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, médico aposentado do HBDF, foi confirmado por Gutemberg Fialho, presidente do SindMédico-DF

A queda de um avião de pequeno porte, em Barcelos (AM), cerca de 400 quilômetros de Manus, na tarde desse sábado (16/Set), causou a morte do piloto, copiloto e outras 12 pessoas, todos turistas que embarcaram para participar de pescaria esportiva no AM. Dentre as vítimas estava o médico, cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, servidor aposentado da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), lotado no Hospital de Base do DF (HBDF).

A confirmação do óbito de Costa foi realizada inicialmente, pelo presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, que lamentou a morte do colega. Posteriormente, também por divulgação da lista de passageiros,  por parte da empresa Manaus Aerotáxi, proprietária do avião Bandeirante, fabricação da Embraer modelo EMB-110.

Na longa carreira, uma dos destaques da atuação médica de Costa foi ter se tornado um dos pioneiros na realização de transplante de fígado, ao longo da primeira década dos anos 2000, período em que chefiou a Unidade de Cirurgia do HBDF. Isso após passar temporada, nos anos 90, em Pittsburgh, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos onde trabalhou no maior centro de transplante multiorgânico da América do Norte e concluiu treinamento em transplante hepático, da América do Norte.

A atuação do médico foi lembrada pelo deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), que lamentou a morte e destacou ainda que Costa “exerceu a função de professor de ensino em Cirurgia Geral no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)”.

Vídeo mostra embarque de passageiros, momentos antes da tragédia. Crédito: Redes Sociais

 

Acidente

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se manifestou sobre o acidente, por meio das redes sociais e confirmou que os passageiros eram todos, turistas brasileiros. Lima lamentou o ocorrido.

“Lamento profundamente a morte dos 12 passageiros e dois tripulantes, vítimas do acidente de avião ocorrido neste sábado, em Barcelos. Nossas equipes estão atuando, desde o primeiro momento, para prestar o apoio necessário. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações”, escreveu o governador.

Lista de passageiros

  • Euri Paulo dos Santos
  • Fábio Campos Assis
  • Fábio Ribeiro
  • Gilcresio Salvador Medeiros
  • Guilherme Boaventura Rabelo
  • Hamilton Alves Reis
  • Heudes Freitas
  • Luiz Carlos Cavalcante Garcia
  • Marcos de Castro Zica
  • Renato Souza Assis
  • Roland Montenegro Costa
  • Witter Ferreira de Faria

Tripulantes

  • Leandro Souza – piloto
  • Fernando Galvão – copiloto

Causas do acidente

Ao divulgar a lista de passageiros, a Manaus Aerotaxi informou que o avião tinha capacidade para até 18 passageiros, decolou de Manaus com destino a Barcelos e estava em condições operacionais de voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirmou a situação da aeronave era “regular”.

Informações preliminares apontam que o avião pousou, na metade da pista, sobre chuva, e faltou pista para completara a parada completa. Informação essa que deve ser, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), investigada pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já foram acionados.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever