Por Kleber Karpov

Com liderança isolada nas pesquisas, a coligação Unidos Pelo DF (MDB, PP, PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante), capitaneada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), deu início à campanha oficial, na tarde desta terça-feira (16/Ago) no Arena Hall Sara Nossa Terra em Vicente Pires.

O evento contou com a presença de milhares de pessoas impulsionadas pela força política de Ibaneis, que concorre a reeleição, com a deputada federal, Celina Leão (PP), candidata à vice-governadora e, a também congressista, Flávia Arruda (PL) que disputa vaga, pela coligação, ao Senado Federal.

Publicidade

Pesquisas

O então ‘outsider’ que iniciou a campanha política de 2018, com 3% das intenções de votos, chega a reta final do mandato e os pés na reeleição, com aprovação, de 31% de aprovação. Dados esses, apontados por pesquisa IPEC, encomendado pela Rede Globo e  divulgada na segunda-feira feira (15/Ago).

Algo considerado um feito político, sobretudo, ao se levar em consideração, que três quartos da gestão de ibaneis, ocorreram em meio a pior catástrofe epidemiológica enfrentada no mundo, com a chegada da pandemia da Covid-19.

Na capital do país, o primeiro caso confirmado ocorreu em 5 de marco de 2020. Cenário esse em que Ibaneis por diversas ocasiões, ainda em meio as incertezas sobre a pandemia, protagonizou respostas rápidas, de modo a garantir a proteção da população do DF. Um exemplo, foi a rápida implementação, a vacinação em massa da população.

Ibaneis mais que dobrou a quantidade de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no DF, que passou de seis para 13 UPAs, sob gestão do Instituto de Gestão Estratégica de DF (IGESDF). A primeira inaugurada na Região Administrativa (RA) Ceilândia em 24 de setembro de 2021, seguido das RAs de Paranoá (18/out), Gama (17/out), Riacho Fundo II (18/Nov), Planaltina (8/dez) daquele mesmo ano e Vicente Pires (25/Jan) e Brazlândia (22/Fev) desse ano.

O chefe do Executivo também construiu 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e celebrou parcerias com unidades de saúde da rede privada, para desafogar a fila de cirurgias eletivas, que se acumulou em decorrência da Covid-19.

Funcionalismo

O emedebista protagonizou ainda, o pagamento de gratificações de atividades aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), de leis criadas ainda na gestão do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT).

O governador concedeu a redução de carga horária de 20 para 18 horas para os profissionais de enfermagem; criou a carreiras dos técnicos em Enfermagem e a modernização de algumas carreiras da APS; concedeu ampliação de carta horária de 40 horas a servidores.

Mesmo com impedimento de realização de concursos públicos seja em decorrência do teto de gastos ou da pandemia, Ibaneis realizou processos seletivos, convocou concursados e, e com a queda do Estado de Emergência, já chegou a realizar concurso para médico, cirurgião dentista e enfermeiro, de modo a repor os quadros de profissionais de saúde do DF.

Social

Porém, antes, é importante ressaltar que a pandemia acabou por nortear ações importantes por parte do mandato de Ibaneis. A garantia a inclusão à pessoas em vulnerabilidade social é um dos exemplos, em que o chefe do Executivo deu  pronta resposta, com a implementação de programas sociais, a exemplo do Prato Cheio, Vale Gás e Cartão Escolar. “Nós criamos os maiores programas sociais da história do DF”, lembrou o emedebista.

Ibaneis também atuou em relação ao setor produtivo e no impulsionamento da economia do DF, com ações por intermédio do Banco de Brasília (BRB), e movimentação superior a R$ 11 bilhões com os programas Supera, Acredita e Avança-DF, com 435 mil clientes atendidos, entre pessoas físicas e jurídicas. “Fizemos muito em três anos e oito meses com uma pandemia no meio. Imagina o que não faremos em mais quatro anos?”, indagou o chefe do Executivo.

Infraestrutura

Isso, sem deixar de investir em infraestrutura, uma vez que o governo investiu R$ 4,4 Bilhões mais de 1.600 obras em todo o DF. Algumas dessas, icônicas, a exemplo da conclusão do viaduto que desmoronou em fevereiro de 2018, a recuperação da Torre de TV ou o viaduto da RA Taguatinga, a inauguração das estações do Metro, duas na Asa Sul (106 e 110 Sul) e uma em Taguatinga (Estação Estrada Parque).

Outras obras, a exemplo dos viadutos de Sobradinho, Sudoeste, Recanto das Emas, a duplicação da DF-250, o Complexo Viário Governador Roriz, que compreende o Trevo de Triagem Norte (TTN) e a Ligação Torto-Colorado (LTC); contra os constantes alagamentos em Vicente Pires e da reformulação da W3 Sul, do Setor de Rádio e TV Sul e do Setor Comercial Sul, estão entre o roll de parte de uma série de programações, de obras de infraestrutura e viárias que devem facilitar a vida do cidadão brasiliense.

Reeleição

Com Celina Leão com forte presença e atuação no combate a violência contra a mulher e, não menos importante, em ações voltadas ao esporte e lazer, com diversas políticas pública voltadas ao desporto,  implementadas por Ibaneis, prometem ser um páreo duro à concorrência. Na avaliação do governador, a coligação Unidos Pelo DF reúne o melhor grupo político do DF.

“A caminhada eleitoral se inicia hoje, mas começou há muito tempo quando começamos as negociações legítimas para criar o maior e melhor palanque do Distrito Federal. Vamos juntos com todos esses partidos que compõem essa base, com os melhores candidatos a deputado distrital e federal, senado e governo. Essa cidade merece o nosso amor, a nossa união por tudo que já fizemos e por tudo o que temos condições de fazer pelo Distrito Federal”.

Ao discursar, Celina Leão, lembrou do carinho do governador com a população foi enfática ao ratificar as ações do governo de Ibaneis para com a população do DF. “Ibaneis nunca se furtou de cuidar das pessoas. Ampliamos a saúde, melhoramos a educação. Temos muitos desafios, mas em time que está ganhando não se mexe”, disse.

As eleições devem ocorrer em primeiro turno, para o dia 2 de outubro e, em segundo, para 30 de outubro. Cerca de 2,2 milhões de eleitores devem ir as urnas, no Distrito Federal, para escolha de presidente da República, governador e vice, deputado federal e senadores da república.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








BATEMOS OS 15 MILHÕES DE LEITURAS DE MATÉRIAS! OBRIGADO!

Leituras de matérias publicadas desde o lançamento de Política Distrital
em outubro de 2014 até a presente data.




Artigo anteriorSaúde do DF divulga lista de médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros aprovados em primeira etapa de concurso
Próximo artigoSTF decide que profissionais de Saúde vítimas da covid-19 devem ser indenizados