28.5 C
Brasília
19 abr 2024 15:15


Hospitais do DF terão segurança reforçada pela Polícia Militar

A criação de um aplicativo está prevista para o início de 2022. A expectativa é que as unidades de saúde passem por uma análise a partir da próxima semana para a identificação das principais demandas

O Chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal do Distrito Federal, Coronel Naime participou da coletiva de imprensa da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (04/11) e explicou o planejamento de apoio à Secretaria de Saúde, nas unidades hospitalares do DF, por meio do Programa Saúde Segura, que terá como base, três pilares: prevenção, manutenção e pronta-resposta.

O secretário de Saúde, general Pafiadache, explicou que as unidades de atendimento já contam com o apoio da Polícia Militar, mas que o “Saúde Segura” irá reforçar a assistência.  Segundo o gestor da pasta, não há um número expressivo de problemas com a segurança dentro das unidades hospitalares. Apenas 4 ou 5 incidentes de pacientes exaltados. “Não é um número significativo, que a gente possa achar que está havendo uma grande briga entre pacientes. Mas, já despertaram em nós uma necessidade de fazer uma proteção para evitar qualquer dificuldade maior”, afirmou o secretário.

O Coronel Naime destacou a importância de oferecer sensação de segurança para a população, especificamente nos arredores dos hospitais. O militar lembrou, também que a pandemia em si, aumentou a sensação de insegurança das pessoas e, que, por isso, a presença da Polícia nesses ambientes é fundamental para a manutenção da tranquilidade de servidores e pacientes. Além disso, a própria revitalização, se for necessária, por exemplo, nos estacionamentos desses locais, será significativa.

“Fazemos a análise ambiental e vemos o que pode ser feito. Às vezes, o problema é falta de iluminação, poda de árvores. Aí fazemos o encaminhamento para as áreas competentes”, disse. De acordo com o coronel, o foco do reforço da segurança será no atendimento de emergência às demandas e na segurança externa como: estacionamentos e pontos de ônibus das unidades de saúde.

“As manchas criminais registradas são roubos em veículos e pequenos furtos. Não tem lesão corporal. Os crimes ocorrem mais nas adjacências dos hospitais”, afirmou. A expectativa é que as unidades de saúde passem por uma análise a partir da próxima semana para a identificação das principais demandas.

Aplicativo

A pronta resposta que o programa dará a servidores e pacientes se refere à criação de grupos em WhatsApp, incluindo dirigentes dos hospitais e membros do batalhão da cidade para que, em caso de qualquer ocorrência, não seja necessário que a unidade entre na fila de espera do 190. A criação de um aplicativo está prevista para o início de 2022. A intenção é agilizar, ainda mais os atendimentos de emergência. “O aplicativo terá o cadastro de cada ponto de saúde e funcionará como um botão do pânico, onde um e-mail será encaminhado com a localização do chamado”, disse, o coronel.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever