Por Kleber Karpov
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, o edital do concurso público para o cargo de delegado de polícia do Distrito Federal. A iniciativa visa a preencher 150 vagas, sendo 50 para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva, constituindo uma relevante oportunidade de ingresso na carreira policial do país.
Para concorrer ao cargo de delegado de polícia, os candidatos devem possuir bacharelado em direito, com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Além da formação acadêmica, é exigida a comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial. A posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é outro requisito legal indispensável para os interessados.
A remuneração inicial para o cargo é de R$ 26.690,15. A jornada de trabalho estabelecida é de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. “Na PCDF, você terá oportunidade de desenvolver suas habilidades, contribuir com a sociedade e fazer parte de uma instituição comprometida com a ética, com a inovação, com valores humanos e com a excelência na prestação de serviços públicos”, enfatiza José Werick de Carvalho, delegado-geral da PCDF.
Etapas do processo seletivo e cronograma
A organização do concurso está sob a responsabilidade do Cebraspe, banca que conduzirá todas as fases do certame. O processo seletivo é abrangente e compreende diversas etapas avaliativas. Dentre elas, destacam-se provas oral, objetiva e discursiva.
Os candidatos também serão submetidos a exames de aptidão física, avaliação médica, e avaliação psicológica. Complementarmente, serão realizadas investigação social e sindicância de vida pregressa para todos os participantes. Aqueles que forem aprovados em todas as fases ainda deverão participar do Curso de Formação Profissional, conforme detalhado no edital.
As inscrições para o concurso ocorrerão exclusivamente pelo site da banca organizadora, Cebraspe. O período para efetuar a inscrição será de 6 a 27 de abril, e a taxa de inscrição está fixada em R$ 310. A aplicação das provas objetiva e discursiva está prevista para 14 de junho.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











