19.5 C
Brasília
03 fev 2026 03:44

Secretaria estuda plano de segurança nas unidades de saúde

Iniciativa busca garantir mais proteção a servidores e usuários da rede pública do DF

Por Karinne Viana

Com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro para servidores, colaboradores e usuários da rede pública de saúde do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou estudos para elaboração de um plano de segurança hospitalar. A proposta surgiu após episódios de violência, como agressões físicas e danos ao patrimônio público, registrados em unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais.

Segundo o secretário-adjunto de Integração da SES-DF, Valmir Lemos, a elaboração do plano exige articulação interna e escuta qualificada. “É fundamental envolver diferentes setores da Secretaria nessa construção. A segurança deve ser pensada como parte do cuidado em saúde. Quem cuida também precisa ser protegido. O plano será um instrumento para proporcionar isso”, afirma.

A construção do plano segue determinação do gestor da pasta, Juracy Lacerda, e levará em conta experiências anteriores, a realidade das unidades, o uso de ferramentas tecnológicas e a articulação com órgãos do sistema de segurança.

O objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e funcional, respeitando as especificidades de cada unidade. A iniciativa será construída coletivamente, com reuniões entre diferentes setores da SES-DF para reunir propostas e ideias.

Embora ainda em fase de planejamento, medidas imediatas continuam sendo adotadas em situações de violência. Em casos que envolvam agressões contra servidores, colaboradores ou pacientes dentro das unidades de saúde, a SES-DF registra os fatos, acompanha e conclui as apurações e responsabiliza os envolvidos. O mesmo procedimento será seguido em episódios de depredação ou ameaça ao patrimônio público.

Destaques

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes no DF para pessoas entre 30 e 69 anos

Óbitos por diabetes, tiro e AVC têm redução, mas...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...