Por Kleber Karpov
Estão abertas as inscrições para a próxima edição do I Ciclo de Palestras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, que será realizada no dia 30 de outubro, em São Sebastião. A ação é promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O objetivo é a prevenção da violência contra a mulher, o fortalecimento das redes de apoio e o empoderamento feminino nas comunidades. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.
Formação e prevenção
A iniciativa integra o eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral, e é uma das principais ações da SSP/DF voltadas ao enfrentamento da violência de gênero. A formação será realizada das 8h às 12h, com presença de especialistas da SSP/DF, forças de segurança, Ministério Público do DF, Secretaria da Mulher (SMDF), Sebrae e outras instituições parceiras.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destaca o compromisso com a proteção feminina. “Levar essa formação às regiões administrativas do DF é um compromisso com a vida das mulheres. A informação salva vidas, fortalece vínculos comunitários e constrói uma rede sólida de proteção”.
“Muitas vezes, a mulher não consegue denunciar por medo ou dependência. Nesses casos, o apoio da comunidade é essencial. Amigos, vizinhos e familiares podem fazer a diferença nessa história. Esse ciclo de palestras tem justamente esse objetivo: capacitar e engajar toda a rede comunitária para identificar e enfrentar a violência doméstica com responsabilidade e acolhimento. O enfrentamento da violência doméstica é uma luta de todos nós”, completou Avelar.
Durante o encontro, serão abordados temas como tipos de violência, canais de denúncia, acolhimento psicológico e jurídico, empoderamento feminino, geração de renda e o papel da sociedade na proteção das vítimas. Os encontros são realizados em locais definidos em parceria com a comunidade, como escolas, associações e administrações regionais.
Reconhecimento comunitário
“Vamos encerrar a última edição do ano com o desejo de que todo o conhecimento compartilhado faça a diferença na vida das pessoas. Se uma única mulher for salva por meio dessa iniciativa, já terá valido a pena. Essa ação reflete o verdadeiro espírito dos Consegs: atuar, junto à comunidade, em pautas que transformam a realidade e promovem mais qualidade de vida para as mulheres — e, consequentemente, para toda a sociedade”, ponderou o secretário-executivo Institucional de Políticas de Segurança Pública, Paulo André Vieira.
Nas edições anteriores, realizadas na Cidade Estrutural, Vicente Pires, Ceilândia e Guará, o ciclo teve ampla adesão popular. Em Ceilândia, o evento reuniu mais de 400 pessoas, registrando recorde de participação até o momento. Lideranças locais ressaltam a importância de manter o tema em pauta para além do Agosto Lilás.
“Os Consegs têm um papel estratégico por estarem inseridos no cotidiano das comunidades. São eles que ajudam a identificar demandas reais e urgentes. Esse ciclo de palestras é mais do que um espaço de escuta e orientação — é uma ferramenta de mobilização social para salvar vidas. Ao capacitar a população, fortalecemos a rede de proteção e ampliamos o alcance das políticas públicas”, afirmou o subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Gustavo Danzmann.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










