19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:39

Protocolo Por Todas Elas completa um ano de avanços no combate à violência contra mulheres

Ao longo do último ano, a iniciativa alcançou resultados expressivos. Mais de 650 pessoas foram capacitadas em mais de 20 estabelecimentos

No dia 08 de maio, o Protocolo Por Todas Elas completa um ano de sua implementação no Distrito Federal (DF), consolidando-se como uma das principais políticas governamentais no combate à violência, assédio e importunação sexual em locais de lazer. Regulamentado pelo Decreto nº 45.772/2024, que fundamenta a Lei nº 7.241/2023, o protocolo, que é coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), tem como objetivo assegurar ambientes seguros e protegidos para mulheres em todos os tipos de entretenimento.
Nos últimos 12 meses, a iniciativa obteve resultados significativos, com mais de 850 pessoas capacitadas em mais de 20 locais, incluindo empresas de entretenimento, restaurantes, organizações da sociedade civil e instituições privadas sem fins lucrativos. Ao todo, o programa impactou diretamente e indiretamente mais de 1.200 pessoas. Além de oferecer proteção e apoio às vítimas, o programa também treina os colaboradores dos estabelecimentos para que possam agir de forma humanizada e eficaz em situações de risco.
O Protocolo Por Todas Elas ainda fomenta a colaboração entre diversas secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF), como a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Segurança Pública. Essas pastas atuam em conjunto com a Sejus para planejar e implementar ações de capacitação e treinamento, além de desenvolver materiais informativos, como cartazes e folders, com o intuito de sensibilizar a população sobre o protocolo e os direitos das mulheres.
Um aspecto notável dessa política é a criação do Selo Todos Por Elas, que reconhece os estabelecimentos que implementam integralmente as diretrizes do protocolo. Este selo representa um símbolo de qualidade e compromisso com a segurança das mulheres, enfatizando a relevância de um esforço coletivo e estruturado no combate à violência de gênero.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância da iniciativa como uma ferramenta de transformação social: “Ao longo deste primeiro ano, o Protocolo Por Todas Elas mostrou que é possível construir espaços mais seguros e acolhedores para as mulheres. Capacitar pessoas e ver estabelecimentos comprometidos em transformar suas práticas é um avanço significativo na luta contra a violência de gênero”, enfatiza Passamani.

Ambiente mais seguro

A garçonete Beatriz Paulinho da Silva, que trabalha no complexo gastronômico Mané Mercado, relatou como a capacitação impactou sua rotina. “Já presenciei casos de importunação. Com essa capacitação, estamos mais atentos, não só ao atendimento, mas também ao comportamento dos clientes. É gratificante saber que podemos oferecer mais segurança às mulheres”, destaca.
Loyanne Monteiro, funcionária do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no ParkShopping, também reforçou a importância da iniciativa. “É essencial. Só por ser mulher, a gente já enfrenta situações muito complicadas. Por falta de entendimento e, muitas vezes, por medo, muitas mulheres ficam receosas de denunciar casos de violência ou assédio. Hoje a mulher não tem paz, e fico muito feliz com essa iniciativa”, afirmou.
Felipe Cavalcante, que trabalha na churrascaria Fogo de Chão, ressaltou como a capacitação pode transformar mentalidades. “Tudo começa com a conscientização. A sociedade ainda é machista, e treinamentos como esse reforçam a necessidade de respeito às mulheres”.
O protocolo também tem ampliado seu alcance por meio de parcerias com grandes nomes, como o Capital Moto Week, partidas na Arena BRB e eventos públicos. Essas colaborações garantem que um maior número de pessoas seja impactado pela cultura de segurança e respeito promovida pela iniciativa.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...