Por Kleber Karpov
O projeto Divas no Digital abriu inscrições para 240 vagas gratuitas, até 20 de fevereiro, destinadas a mulheres que buscam qualificação profissional e inserção no mercado de inovação, com foco no fortalecimento da autonomia e no incentivo ao empreendedorismo feminino no Distrito Federal.
A iniciativa proporciona acesso a conhecimentos técnicos essenciais para o cenário econômico atual, abrangendo oficinas práticas e mentorias em áreas estratégicas. As participantes aprofundarão seus conhecimentos em marketing digital, criação de conteúdo, branding, redes sociais e economia digital.
O programa também integra inovação social e o uso aplicado de ferramentas tecnológicas avançadas, incluindo noções de inteligência artificial. O principal objetivo é equipar as alunas com habilidades competitivas tanto para o mercado de trabalho quanto para a gestão de seus próprios empreendimentos.
Parceria e impacto social
O Divas no Digital é resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e o Instituto Stefano Fumasoli. A parceria visa atuar como uma plataforma de transformação social, promovendo o empoderamento feminino e a criação de redes de apoio.
A iniciativa busca mitigar desigualdades históricas no acesso à tecnologia e expandir a representação feminina em posições de decisão e desenvolvimento econômico. Esta abordagem integrada reforça o compromisso com a inclusão e o progresso social por meio da educação tecnológica.
“Promover a inclusão de meninas e mulheres nas áreas científicas e tecnológicas é uma prioridade estratégica para o desenvolvimento do nosso ecossistema de inovação. O Divas no Digital não entrega apenas certificados, mas abre portas para a inserção profissional qualificada e para a independência financeira. Queremos que a tecnologia seja o meio pelo qual essas mulheres assumam o protagonismo de suas carreiras e transformem a realidade de suas comunidades”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino.
O projeto visa consolidar a permanência de mulheres em ambientes de inovação, utilizando a tecnologia como um recurso para gerar renda e diminuir as disparidades de gênero no setor produtivo. A expectativa é que a formação contribua significativamente para o avanço pessoal e profissional das participantes.
Inscrições
As candidaturas são recebidas exclusivamente pela plataforma Sympla até 20 de fevereiro, e as aulas estão programadas para iniciar em 23 de fevereiro, com turmas nos períodos vespertino, das 14h às 18h, e noturno, das 19h às 21h, no Riacho Fundo II.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










