21.5 C
Brasília
29 jan 2026 23:12

Programa Profissão Saúde capacita mais de 350 profissionais de enfermagem em um ano

Parceria oferece profissionais, especialmente em situação de vulnerabilidade social, oportunidade de se especializar, ganhar experiência e ampliar chances de inserção no mercado de trabalho

Por Kleber Karpov

O Programa Profissão Saúde celebrou, nesta quarta-feira (22/Out), o encerramento de mais um ciclo de formação, o quarto dos cinco previstos, com a formatura de 60 alunos. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), já capacitou mais de 350 profissionais de enfermagem em seu primeiro ano de existência. O projeto visa oferecer especialização e experiência prática a recém-formados, com foco em grupos em vulnerabilidade socioeconômica, para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.

Sara Leal estava há mais de quatro anos em busca de uma colocação profissional na área de enfermagem: “Estar em um hospital, assumir um plantão e acolher pacientes me fez sentir que pertenço àquele lugar” | Fotos: João Marcos, Ascom/Sejus-DF

Entre os formandos estava Sara Leal, 29 anos, que há quatro anos concluíra a graduação em enfermagem, mas não conseguia colocação na área. Ela relata que o programa permitiu uma nova perspectiva profissional.

“Foi uma sensação maravilhosa poder, depois de quatro anos formada, finalmente vivenciar na prática aquilo que eu sempre sonhei. Estar em um hospital, assumir um plantão e acolher pacientes me fez sentir que pertenço àquele lugar”, relata Sara Leal.

O projeto oferece cursos de capacitação a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. A formação inclui cursos como “procedimentos básicos de enfermagem e protocolos de aplicabilidade na prática clínica” e “atualização em procedimentos técnicos para profissionais de enfermagem”.

Além da formação teórica, os participantes vivenciam a rotina hospitalar. Eles atuam em plantões supervisionados em enfermarias, unidades de internação e centros cirúrgicos.

Foco na vulnerabilidade

O processo seletivo do programa reserva metade das vagas para grupos específicos. São priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.

Adicionalmente ao conteúdo técnico, o programa prepara os alunos para processos seletivos e entrevistas de emprego. Parcerias com redes hospitalares do Distrito Federal têm resultado em oportunidades reais de inserção profissional para os participantes.

O subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Juvenal Araújo, reforça que a exigência de experiência é uma barreira comum aos recém-formados. Segundo ele, o Profissão Saúde foi criado para romper esse ciclo.

“Ao proporcionar experiência prática durante a formação, o programa permite que os profissionais ingressem no mercado com mais segurança e preparo. Isso é essencial para que não apenas encontrem um emprego, mas construam uma trajetória digna e promissora na área da saúde”, ressaltou Araújo.

Transformação social

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a educação profissional atua como uma ferramenta de transformação social. “Ao oferecer cursos gratuitos e acessíveis, especialmente na área da saúde, estamos contribuindo para a inclusão produtiva e a geração de renda — elementos fundamentais para a dignidade e a cidadania de milhares de pessoas”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...