20.1 C
Brasília
09 abr 2026 20:20

Parceria entre GDF e Senac-DF forma 1,5 mil estudantes no Técnico no Ensino Médio

Primeira turma do programa Técnico no Ensino Médio conclui ciclo com qualificação profissional

Por Kleber Karpov

Cerca de 1,5 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal celebraram, neste domingo (22/Fev), a conclusão do programa Técnico no Ensino Médio. A cerimônia, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, marcou o fim do ciclo inaugural da parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Distrito Federal (Senac-DF), iniciada em 2023. O programa visa qualificar profissionalmente os jovens que finalizam a educação básica para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

O programa permite que os alunos cursem o ensino médio em um turno e, no contraturno, realizem a formação técnica no Senac-DF. Ao final do ciclo, os estudantes recebem tanto o diploma da educação básica quanto uma qualificação profissional. Essa integração amplia as chances de inserção no mercado de trabalho ou de continuidade dos estudos em nível superior.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou o fortalecimento do ensino público com a iniciativa. “O aluno já sai com uma profissão técnica. Então, é um estudante que pode ingressar no mercado de trabalho, não só com o ensino médio regular, mas com o ensino técnico profissional também. São diversos cursos, nas mais diversas áreas, que levam nossos alunos a saírem com essa formação. Isso, para nós, é a realização de um sonho”, afirmou.

Na parceria, a Secretaria de Educação articula a participação das escolas públicas, enquanto o Senac-DF é responsável pela oferta dos cursos, incluindo estrutura pedagógica, laboratórios e docentes especializados.

Impacto econômico

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal. “São mais de 1,4 mil alunos de ensino médio concluindo o ensino técnico com diploma, mais chance de inserção no mercado de trabalho, maior renda. Saem agora com uma profissão pronta para serem inseridos no mercado de trabalho no momento que a economia de Brasília tanto precisa”, ressaltou.

Os formandos concluíram cursos técnicos em áreas como administração, análises clínicas, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, design de interiores, gastronomia, informática, recursos humanos e segurança do trabalho.

O próximo ciclo do programa, previsto para iniciar na segunda-feira (23 de fevereiro), terá o número de vagas ampliado de 1,5 mil para 4 mil. A expansão foi possível devido ao apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal por meio de emendas parlamentares, com a meta de alcançar 10 mil vagas.

Perspectivas para os formandos

Entre os estudantes, a dupla certificação representa uma porta de entrada para novas oportunidades profissionais e acadêmicas.

“Quando eu vi o Senac, eu vi uma oportunidade na minha frente e pensei: ‘Vou tentar um caminho novo, uma coisa que eu comecei a gostar e que eu quero seguir adiante’. A administração pega bastante coisas em geral, como logística e outras áreas. Acho que isso vai me ajudar bastante, até para administrar uma empresa no futuro”, disse o estudante Gustavo Costa Santos, de 17 anos.

“Sou uma pessoa muito grata por ter tido essa oportunidade. Eu me sinto privilegiada de sair do ensino médio com um diploma e com outra formação tão importante. É uma oportunidade única, porque somos a primeira turma que ingressou nesse projeto. Saber que algo que começou conosco vai seguir ajudando mais jovens é muito importante”, afirmou a estudante Rebeca Karoline de Souza Moraes, de 18 anos.

As inscrições para o próximo ciclo, que começa nesta semana, ainda estão abertas para estudantes da rede pública interessados em participar do programa.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Secretaria de Educação, Formatura, Programa Técnico no Ensino Médio, Senac-DF, Oportunidades

Descarte correto de resíduos hospitalares é reforçado no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria...

Hemocentro prorroga prazo para cadastro de pacientes com doença falciforme no DF

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou...

Operação Brasília Mais Segura: PMDF reforça policiamento com mais de 1,2 mil militares

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...

Lula sanciona lei que regulamenta a profissão de doula no Brasil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

CCJ do Senado aprova fim da aposentadoria compulsória para punir juízes e MP

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

Celina Leão sanciona Lei que facilita acesso ao crédito para mulheres empreendedoras do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progresssitas),...

Destaques

Descarte correto de resíduos hospitalares é reforçado no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria...

Celina Leão garante “solução definitiva” para o BRB em até 30 dias, em reunião com presidente do Banco Central

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Novos exames disponíveis na rede pública de saúde ampliam precisão e agilidade no diagnóstico

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Hemocentro prorroga prazo para cadastro de pacientes com doença falciforme no DF

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) anunciou...

Operação Brasília Mais Segura: PMDF reforça policiamento com mais de 1,2 mil militares

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)...