Por Kleber Karpov
Uma ação conjunta entre a Neoenergia Brasília e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, na manhã desta terça-feira (14/Mai), mais uma estrutura clandestina de mineração de criptomoedas em São Sebastião. Realizada no âmbito da sétima fase da Operação CriptoGato, a ação em uma residência no Morro da Cruz apreendeu 13 equipamentos que funcionavam com energia furtada, confirmando uma nova tendência de instalação dessas atividades criminosas em áreas urbanas do DF.
A operação confirma uma mudança no perfil de atuação dos criminosos. Antes concentradas em áreas rurais e isoladas de São Sebastião, as mineradoras ilegais passaram a ser instaladas em regiões urbanas. Este é o terceiro flagrante em área densamente povoada, após ações realizadas em Arniqueiras, em maio, e no Jardim Botânico, no mês anterior.
No local, agentes da 30ª Delegacia de Polícia e técnicos da Neoenergia encontraram, além dos 13 equipamentos de mineração, um computador de controle, um roteador industrial e um dispositivo em desenvolvimento. A estrutura, projetada pelos próprios criminosos, funcionava como um compartimento móvel para facilitar o transporte rápido de toda a operação, dificultando a ação dos órgãos de fiscalização.
Prejuízo e risco à segurança
A estimativa é que a energia desviada no imóvel seria suficiente para abastecer mais de mil residências por um mês. Além dos prejuízos financeiros, esse tipo de fraude representa um risco à segurança da população, pois pode provocar sobrecarga na rede elétrica, oscilações de tensão, interrupções no fornecimento e até mesmo incêndios.
“As organizações criminosas estão sofisticando cada vez mais esse tipo de fraude. Nesta operação, encontramos até um equipamento desenvolvido para tornar a estrutura de mineração móvel, permitindo que ela seja desmontada e reinstalada rapidamente em outro endereço. Isso demonstra o nível de planejamento desses grupos e reforça a importância do trabalho integrado entre a Neoenergia Brasília e a Polícia Civil. Não estamos combatendo apenas o furto de energia, mas uma prática criminosa que compromete a segurança da população e prejudica todos os consumidores que pagam suas contas em dia”, disse Arthur Franklim, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Brasília.
Operação CriptoGato
Desde o seu início em janeiro deste ano, a Operação CriptoGato já desarticulou 12 mineradoras clandestinas, com um total de 774 equipamentos apreendidos. O valor recuperado em prejuízos provocados pelas fraudes ultrapassa a marca de R$ 8 milhões.
Segundo a Neoenergia, o volume de energia recuperado apenas nas fases anteriores da operação seria suficiente para abastecer por um mês toda a região administrativa do Recanto das Emas.
Investigações continuam
O responsável pelo imóvel não foi localizado durante a ação. Todos os equipamentos foram apreendidos e a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar os responsáveis diretos, financiadores e outros envolvidos no esquema criminoso.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














