25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:07

Observatório da Mulher orienta políticas públicas com base em dados

Portal do GDF reúne informações sobre violência e vulnerabilidade feminina no DF

Por Kleber Karpov

O Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio, criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem se consolidado como uma ferramenta para aprimorar as políticas públicas voltadas à população feminina. Coordenado pela Secretaria da Mulher (SMDF), o portal reúne e analisa dados sobre saúde, emprego, segurança e assistência social, servindo como base para ações estratégicas e ampliando a transparência.

Regulamentado em novembro de 2023, o observatório já demonstra seu impacto. Nos seis primeiros meses de 2025, a rede de atendimento à mulher registrou 24.983 atendimentos psicossociais, acolhendo 11.226 mulheres em situação de vulnerabilidade. Esses números, agora centralizados, permitem um diagnóstico preciso da realidade local.

Diagnóstico qualificado

A vice-governadora do DF, Celina Leão, afirma que a plataforma foi criada para fortalecer o combate à violência de gênero. “O Observatório [de Violência Contra a Mulher e Feminicídio] tem como principais objetivos contribuir para a igualdade de gênero, ampliar o debate sobre as questões femininas e produzir diagnósticos qualificados sobre a situação das mulheres”, afirmou.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou o compromisso do GDF com a efetividade das ações. “Esses dados são fundamentais para consolidar políticas públicas que façam diferença na vida das mulheres, mostrando o empenho do governo em prevenir e enfrentar a violência de gênero”, disse.

Dados para ação

O portal é gerenciado por um Comitê Gestor com representantes de diversas pastas, como o Instituto de Pesquisa e Estatística (IPEDF) e as secretarias de Educação e Saúde, que garantem a atualização trimestral das informações. Segundo a secretária-executiva do observatório, Letícia Araújo, a ferramenta é essencial para a tomada de decisões.

“Com base nos dados, é possível tomar decisões mais assertivas e compreender melhor a realidade das mulheres. O Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio reúne informações atualizadas de 2023, 2024 e 2025, disponíveis a qualquer cidadão, fortalecendo a transparência e a construção de políticas públicas baseadas em evidências”, explicou.

A ampliação da atuação do colegiado foi impulsionada pelo aumento de 743% no orçamento da Secretaria da Mulher entre 2020, quando foram aplicados R$ 10,3 milhões, e 2024, com R$ 86,9 milhões empenhados. Os dados podem ser acessados em observatoriodamulher.df.gov.br.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...