19.5 C
Brasília
24 mar 2026 05:45

Novos cateteres nasais de alto fluxo reforçam atendimento pediátrico na rede pública

Compra de 1,9 mil equipamentos é uma das ações do GDF para que crianças sejam atendidas de forma mais eficiente durante o período de sazonalidade respiratória

Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de sazonalidade respiratória – janeiro a junho –, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo mais de R$ 17 milhões. Entre as iniciativas, destaca-se a aquisição de 1,9 mil cateteres nasais infantis de alto fluxo, que serão distribuídos nos oito hospitais da rede que atendem o público pediátrico. O resultado do pregão eletrônico foi divulgado, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O cateter nasal de alto fluxo é a tecnologia não invasiva mais avançada disponível para tratar síndromes respiratórias em crianças. Ele desempenha um papel fundamental para evitar a intubação e até a reintubação. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

“O cateter nasal de alto fluxo é a tecnologia não invasiva mais avançada disponível para tratar síndromes respiratórias em crianças. Ele desempenha um papel fundamental para evitar a intubação e até a reintubação”, explica a coordenadora de Atenção Especializada à Saúde (Cates) da Secretaria de Saúde (SES-DF), Julliana Macêdo.

A tecnologia permite a oferta de maior volume de oxigênio aos pulmões por meio de dutos com diâmetro ampliado, conectados ao nariz da criança. A SES-DF, após uma experiência bem sucedida no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), padronizou esses equipamentos como parte do esforço para modernizar e estruturar o parque tecnológico da rede pública. “Incorporar esse recurso ao cotidiano dos hospitais reforça sua relevância clínica”, acrescenta Macêdo.

Medidas preventivas

Desde 1º de março, novos pediatras estão atuando em regime de plantão nos hospitais da rede. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para atender à alta demanda por assistência médica durante o período de maior circulação de vírus respiratórios, como o sincicial respiratório (VSR), rinovírus humano (RVH) e influenza.

Juliana Macêdo destaca que os profissionais contratados atuam exclusivamente nos prontos-socorros – e não em ambulatórios –, cumprindo plantões de seis horas. “Neste primeiro mês de contrato, já observamos impactos positivos diretos nas equipes e no atendimento aos pacientes”, afirma. Atualmente, a rede pública conta com 475 pediatras em atividade.

Os hospitais da SES-DF que oferecem atendimento pediátrico são Brazlândia (HRBz), Ceilândia (HRC), Guará (HRGu), Planaltina (HRPL), Região Leste/Paranoá (HRL), Sobradinho (HRS), Taguatinga (HRT) e Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

O Governo do Distrito Federal vai adquirir 1,9 mil cateteres nasais infantis de alto fluxo. Iniciativa aprimora atendimento pediátrico nos hospitais da rede pública. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF. (HMIB)

Mendonça acata recurso e ordena que Alcolumbre prorrogue CPMI do INSS

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Celina Leão recebe 700 jovens em solenidade de abertura do Jovem Candango no Palácio do Buriti

Por Kleber Karpov O Palácio do Buriti recebeu, nesta segunda-feira...

Medalha premia iniciativas em prol do saneamento e da eficiência pública

Por Kleber Karpov A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...

Semana de mobilização contra a tuberculose destaca diagnóstico e tratamento

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Saúde do DF reduz para menos de 1% descarte de vacinas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Mendonça acata recurso e ordena que Alcolumbre prorrogue CPMI do INSS

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Celina Leão recebe 700 jovens em solenidade de abertura do Jovem Candango no Palácio do Buriti

Por Kleber Karpov O Palácio do Buriti recebeu, nesta segunda-feira...

Medalha premia iniciativas em prol do saneamento e da eficiência pública

Por Kleber Karpov A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...

Desincompatibilização: Ibaneis Rocha deve deixar governo no sábado (28) para se habilitar à candidatura ao Senado

Por Kleber Karpov O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

Em segunda edição, Pontes para o Mundo chega com mais com mais vagas e mais países como destino

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...