Por Kleber Karpov
Santa Maria recebe a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) em plano modular do Distrito Federal, um projeto com investimento superior a R$ 10,6 milhões. Localizada na CL 9, a nova unidade beneficiará cerca de 20 mil pessoas, com capacidade para 300 atendimentos diários, e visa desafogar a demanda de outros postos de saúde da região. A edificação já está pronta, em fase de acabamentos.
Projeto inovador
Com 1.370 m² de área construída, a estrutura de Porte II possui dois módulos, estacionamento, acessibilidade e área verde. O formato arquitetônico foi pensado para aprimorar o atendimento. “Foi uma obra adaptada para os desafios da modernidade, desde a facilitação da entrada por rampas de acesso até a altura da unidade, com um pé direito mais alto, além da estrutura para a climatização do ambiente e, principalmente, a valorização dos ambientes reservados para acolhimento. São detalhes ajustados para oferecer a melhor entrega de serviços para a população”, explica o coordenador de Atenção Primária à Saúde da SES, Fernando Erick.
Ampliação do atendimento
A UBS 9 será a décima unidade de Santa Maria e abrigará quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de equipes de Saúde Bucal. A diretora da Atenção Primária da Região Sul, Regiane Martins, detalha o impacto:
“Moradores de quadras como a QR 308, 309, 310 e 211 passam a ser contemplados pela nova unidade, que amplia a cobertura e aproxima a saúde da comunidade. Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico e de enfermagem de família e comunidade, acompanhamento pelas equipes de ESF, exames laboratoriais, salas de medicação, curativos e vacinação, além de farmácia com dispensação de psicotrópicos”.
Aprovação da comunidade
A unidade, que já recebeu pacientes em fase de testes na última segunda-feira (8/Set), era uma demanda antiga dos moradores. A carreteira Elinalva Vieira, 41 anos, foi uma das primeiras a conhecer o local. “Precisava de mais uma unidade para atender melhor a população e ficou muito bom aqui, bem organizada. Gostei de cada sala, está bem legal mesmo. Essa unidade fica perto de casa, então é uma opção muito boa para mim. Antes eu tinha que sair cedo de casa para estar lá no horário. Aqui dá para vir de pé”, avalia.

A presidente do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria, Denise Bastos, celebra a entrega. “É uma vitória da comunidade, dos trabalhadores e dos gestores que estão se dedicando a entregar com mais qualidade um local acessível à comunidade. Vamos conseguir dar o melhor atendimento para a população. Isso é gratificante para o controle social. Nós estamos felizes por tudo o que está acontecendo na saúde do Distrito Federal”, afirma.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










