MPDFT participa de reunião sobre aquisição e uso de câmeras corporais pela PMDF

Promotoria Militar expediu recomendação, em janeiro de 2021, para que fosse implementado o uso de câmeras, o mais breve possível

O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do DF, promotor de Justiça Georges Seigneur, os promotores de Justiça da Promotoria de Justiça Militar Nísio Tostes, Paulo Gomes e Flávio Milhomem; do Núcleo Prisional (Nupri) Cláudia Tomelin e Rodrigo Machado; e do Núcleo de Controle da Atividade Policial (NCAP) Leonardo Borges participaram nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, de reunião para apresentação do projeto de aquisição e uso de câmeras corporais pela Polícia Militar.

A Promotoria de Justiça Militar expediu recomendação, em janeiro do ano passado, ao secretário de Segurança Pública e ao comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal para que fosse implementado o uso individual de equipamentos de gravação audiovisual pelos policiais militares do Distrito Federal, no menor tempo possível.

O promotor de Justiça Nísio Tostes, assessor de Políticas de Segurança do MPDFT, lembrou que o uso de câmeras corporais para filmagem das ações policiais é uma antiga realidade em outros países, mas que, apenas recentemente, começou a se inserir no Brasil. Ele destacou que “a experiência das polícias militares de São Paulo e Santa Catarina mostra-se extremamente positiva, não só na elevada redução dos índices de violência policial, mas na alta qualidade de provas produzidas nos flagrantes delitos, quando as imagens captadas permitem aos juízes, promotores e defensores uma visão do cenário real do momento do delito, gerando um grau de certeza sobre os fatos nunca antes vista. A iniciativa da PMDF e da Secretaria de Segurança é mais do que louvável e esperamos, ansiosos, o dia em que o uso das câmeras se transforme em realidade.”

Também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo; o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Hércules Freitas; e o corregedor-geral da PMDF, coronel Valtênio Oliveira.

Clique aqui para ler a recomendação.

FonteMPDFT

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...