19.5 C
Brasília
06 dez 2025 13:19

INSS abre processo de ressarcimento de descontos indevidos para herdeiros

Medida abrange cobranças realizadas em benefícios de falecidos entre 2020 e 2025

Por Kleber Karpov

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou, nesta quarta-feira (19/Nov), o sistema para que herdeiros e pensionistas solicitem a devolução de valores descontados indevidamente de benefícios de pessoas falecidas. O procedimento abrange taxas associativas cobradas entre março de 2020 e março de 2025, afetando cerca de 800 mil beneficiários originais.

Procedimentos para pensionistas

Para os cidadãos que já recebem Pensão por Morte, o pedido de ressarcimento pode ser realizado diretamente pelo titular do benefício. Os canais de atendimento disponíveis são o aplicativo ou site Meu INSS, a Central 135, o PrevBarco ou as agências dos Correios.

O montante a ser devolvido será dividido entre todos os titulares da pensão. O processo é simplificado para este grupo, visto que o vínculo com o INSS já está estabelecido.

Regras para herdeiros

Quem não recebe benefício de pensão precisa, primeiramente, comprovar a condição legal de herdeiro. O processo deve ser iniciado no Meu INSS, através da opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, selecionando o perfil de sucessor.

É obrigatório anexar documentação comprobatória, como Escritura Pública ou Alvará Judicial com autorização expressa para a contestação. Somente após a análise e validação desses documentos pelo INSS será possível solicitar a devolução dos valores.

Prorrogação de prazos

O governo federal também estendeu o prazo para que os demais aposentados e pensionistas contestem descontos não autorizados. A data limite, que se encerraria em novembro, foi prorrogada até 14 de fevereiro de 2026.

Dados oficiais indicam que mais de 6 milhões de contestações já foram registradas no sistema. Até o momento, os acordos de devolução somam R$ 2,54 bilhões ressarcidos aos beneficiários.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...