Por Kleber Karpov
O prazo para as inscrições gratuitas na 47ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra) encerra-se nesta quarta-feira (7). Promovida pela Escola de Música de Brasília (EMB), a iniciativa oferece mais de 40 cursos, com aulas que começam na próxima segunda-feira (12) e se estendem até 24 de janeiro. As inscrições, prorrogadas desde o prazo original de 28 de dezembro, devem ser realizadas pela internet.
Com um investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão da Secretaria de Educação do Distrito Federal, o projeto disponibiliza aulas presenciais nos turnos matutino e vespertino, e virtuais no período noturno. As vagas são limitadas e a única modalidade que não teve o prazo de inscrição estendido foi a de canto popular.
Segundo o diretor da EMB, Davson de Souza, a participação é acessível a diversos públicos. “O curso é 100% gratuito, desde a sua inscrição até a participação. Praticamente não há restrição nenhuma para participar do curso, tem que ter alguma noção de música e do curso que deseja fazer, e ter o seu instrumento musical, no caso de algum curso de instrumento”, explica.
Concertos abertos
O projeto contará com a participação de 53 professores convidados, incluindo profissionais internacionais. Além das aulas, a programação do Civebra inclui concertos e recitais gratuitos e abertos ao público. O evento de abertura está agendado para o dia 11, às 19h30, no Teatro Levino de Alcântara, localizado na própria escola.
Nesta edição, o curso homenageará dois grandes nomes da música: o compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946), na música erudita, e o trompetista norte-americano Miles Davis (1926-1991), na música popular. A iniciativa busca promover um ambiente de intensa troca de conhecimento e experiências entre os participantes.
Intercâmbio e aprendizado
O diretor da escola ressalta o caráter dinâmico e plural do evento, que atende desde músicos iniciantes até os mais avançados, promovendo a atualização sobre o cenário musical nacional e mundial.
“Os participantes podem esperar muita atividade musical, muito aprendizado, muita troca de informação, muita interação e muitos contatos. O curso tem essa característica, ele é feito e pensado para as pessoas se atualizarem, para verem o que está acontecendo no Brasil e no mundo em termos de música, se aprofundarem, para terem mais conhecimento sobre determinados compositores e artistas, que nesse caso são os homenageados, mas não somente eles. E muita interação, muita troca, muito intercâmbio entre artistas de diversas gerações, de diversos estados, cidades, e até alguns países, e de competências plurais também — o curso atende tanto pessoas iniciantes quanto pessoas super avançadas”, aponta o diretor.
Inscrição
“A oferta completa de cursos pode ser conferida no site do Civebra e as inscrições devem ser feitas online. O prazo original, que se encerrava em 28 de dezembro, foi prorrogado para esta quarta-feira, com exceção do curso de canto popular.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











