Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ampliou, desde julho, a oferta do exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), uma técnica avançada para diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho gastrointestinal. O serviço, que antes atendia sete pacientes, agora realiza 16 procedimentos semanais, mais que dobrando a capacidade e ajudando a reduzir a fila de espera na rede pública de saúde do Distrito Federal.
Técnica moderna
A CPRE é indicada para pacientes com cálculos na bile ou com necessidades especiais pós-transplante e se destaca por ser menos invasiva. O médico endoscopista André Luiz Ferreira, um dos responsáveis pelo procedimento no HRT, detalha a técnica: “Trata-se de um procedimento moderno, que envolve simultaneamente um exame radiológico e outro endoscópico. Este último consiste em um aparelho semelhante ao da endoscopia gástrica, mas que, por ter uma visão lateral – e não frontal –, permite visualizar uma estrutura no duodeno chamada de papila duodenal”.
Por sua versatilidade, o exame dispensa cirurgias, permitindo que o profissional remova cálculos, faça biópsias, realize drenagens e desobstrua a via biliar em um único procedimento.

Redução da fila
A ampliação do serviço no HRT, um dos dois únicos hospitais públicos do DF a oferecer o exame, é um passo estratégico para a rede de saúde. O gerente de Assistência Multidisciplinar e Apoio Diagnóstico do hospital, Diego Caires, ressalta o impacto da medida.
“Com a ampliação da oferta dos serviços de CPRE, a SES-DF desafoga a fila de um exame extremamente importante – realizado apenas no HRT e no Hospital de Base –, garantindo uma assistência mais segura e assertiva aos pacientes”, afirma.
Além da CPRE, o novo equipamento permitiu que o HRT passasse a realizar também exames de videodeglutograma, utilizados para avaliar o processo de deglutição em pacientes internados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










