Por Kleber Karpov
O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, integram o levantamento inédito que identifica os cem melhores hospitais públicos do Brasil. O estudo deve divulgar as unidades com as melhores práticas de gestão e eficiência no atendimento prestado à população. A iniciativa é do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Critérios de avaliação e qualidade
A seleção das unidades hospitalares considerou indicadores técnicos como taxas de ocupação, taxas de mortalidade e tempo médio de permanência dos pacientes internados. A metodologia também avaliou a acreditação hospitalar e a disponibilidade de leitos de terapia intensiva (UTI). O projeto deve promover a melhoria contínua dos serviços públicos e reconhecer instituições com assistência 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o médico Renilson Rehem, idealizador do projeto, a premiação busca valorizar a rede pública que atua sem atendimento por operadoras de saúde. O levantamento incluiu hospitais gerais e especializados que possuem mais de 50 leitos e produção registrada no Ministério da Saúde.
Reconhecimento técnico e humano
A diretora do HMIB, Marina Silveira, atribuiu o resultado ao esforço coletivo das equipes médicas, de enfermagem e administrativas. Segundo a gestora, a unidade pauta a atuação na assistência humanizada e na qualificação permanente para o cuidado com gestantes e crianças. Marina destaca que o reconhecimento reforça a missão do hospital em oferecer um serviço seguro e resolutivo aos pacientes.
“Isso é resultado de um esforço coletivo pautado na assistência humanizada, na qualificação contínua e no compromisso permanente com a saúde de gestantes, recém-nascidos, crianças e famílias que confiam em nosso cuidado. A unidade segue firme em sua missão de oferecer um serviço público de qualidade, seguro e resolutivo”, disse Marina Silveira.
Dedicação na Região Leste
O Hospital da Região Leste também recebeu destaque pelo desempenho institucional. A superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco, afirmou que a indicação reflete o profissionalismo da equipe multidisciplinar da unidade. De acordo com a superintendente, o espírito de coletividade dos servidores deve contribuir para o fortalecimento do SUS no Distrito Federal.
O reconhecimento coloca os hospitais do DF em posição de destaque no cenário nacional. A certificação deve servir como parâmetro para a adoção de novas estratégias de gestão hospitalar na rede pública de saúde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











