Por Kleber Karpov
A embaixada do Estado do Kuwait realizou, nesta quarta-feira (11/Fev), em Brasília, uma cerimônia para celebrar o sexagésimo quinto Dia Nacional e o trigésimo quinto aniversário do Dia da Libertação. O evento contou com a presença de autoridades do governo brasileiro, diplomatas e representantes do Congresso Nacional, em um momento de celebração e otimismo para o futuro das relações bilaterais entre o Kuwait e o Brasil, além de ressaltar a importância dos laços que unem as duas nações em diversos campos de atuação.
Celebração e discursos diplomáticos

Durante sua recepção oficial, o Embaixador do Estado do Kuwait no Brasil, Senhor Talal Rashed Almansour, iniciou seu discurso transmitindo calorosas felicitações a Sua Alteza o Emir Sheikh Meshal Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah e a Sua Alteza o Príncipe Herdeiro Sheikh Sabah Al-Khaled Al-Hamad Al-Mubarak Al-Sabah. Almansour também expressou seus votos de progresso e prosperidade ao Kuaite, além de agradecer a presença de todos os convidados nas celebrações da data.
O Embaixador destacou ainda, o papel humanitário e desenvolvimentista do Estado do Kuwait citando que o Fundo Kuaitiano para o Desenvolvimento Econômico Árabe já beneficiou mais de 100 países, refletindo o compromisso de seu país em ajudar na prosperidade global.
Princípios e avanços kuaitianos
Almansour lembrou os esforços contínuos do Kuwait, iniciados desde sua independência em 19 de junho de 1961, para edificar uma sociedade fundamentada nos pilares da liberdade, igualdade e justiça. Ele ressaltou a adoção de uma política externa equilibrada, pautada pelo respeito aos princípios das Nações Unidas e pela promoção da cooperação internacional, abstendo-se de qualquer ingerência nos assuntos internos de outras nações.
Relações bilaterais
As relações entre Kuwait e Brasil, que completaram 58 anos em janeiro de 2026, foram descritas pelo Embaixador como “distintas e positivas em todos os campos”, indicando um potencial significativo de expansão. Ele mencionou áreas como energias renováveis, infraestrutura e segurança alimentar como prioritárias para o aprofundamento da cooperação.
Almansour afirmou que o Brasil representa um destino importante para os investimentos kuaitianos e manifestou uma “séria intenção” em impulsionar a cooperação econômica e comercial. O objetivo é beneficiar-se das experiências mútuas para alcançar resultados que atendam às aspirações de ambos os países, reforçando a parceria estratégica em um cenário de transformação global.
Ainda em seu discurso, Almansour reconheceu o Brasil pelo sucesso da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada no ano passado em Belém, no estado do Pará. Ele destacou o “apelo histórico” da conferência para que a comunidade internacional una esforços em uma mobilização global para combater as mudanças climáticas, e a sua importância na transição das negociações para uma fase de “implementação efetiva”, alinhando-se aos interesses globais de sustentabilidade.
Para o Embaixador, o “permanente zelo” do Estado do Kuwait em ampliar os horizontes da relação com o Brasil, enfatiza uma perspectiva econômica vigorosa. A celebração da data nacional, desta forma, representou um marco na projeção de uma agenda bilateral concreta e promissora.
Sobre o Kuwait
O Kuwait, cuja capital é a Cidade do Kuaite e idioma oficial é o árabe, tem uma área de 17.818 km² e uma população de 4,631 milhões. O país, localizado na costa norte da Península Arábica, tem sua economia fortemente dependente do petróleo, que responde por cerca de metade do PIB e 94% das exportações. O Fundo Soberano do Kuwait, criado em 1953, é um dos maiores do mundo, com ativos de até 800 bilhões de dólares e investimentos em mais de 125 países.
Grandes marcos
Torre da Libertação: A Torre da Libertação é um símbolo da libertação do Kuwait e e um sinal claro do renascimento do país. A Torre da Libertação é também uma das torres de comunicações mais altas do mundo, com uma altura superior a 372 metros.
Torres do Kuwait: As Torres do Kuwait são consideradas um dos marcos mais famosos do Kuwait . O corpo esférico superior da maior torre, com 187 metros de altura, contém um restaurante e as torres usam elevadores de alta velocidade.
Centro Cultural Jaber Al-Ahmad: também chamado de Ópera do Kuaite, é um importante marco arquitetônico e cultural do Kuaite, localizado no coração da Cidade do Kuaite, faz parte do novo Distrito Cultural Nacional do Kuaite e foi inaugurado em 2016. O edifício consiste em um conjunto de formas geométricas complexas inspiradas na arquitetura islâmica
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












