31.5 C
Brasília
14 nov 2025 18:22

CPI dos atos antidemocráticos aprova requerimentos para conhecer agenda de generais e ex-ministro

A comissão terá acesso sigiloso aos documentos de agendas do general Augusto Heleno e do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres

Por Francisco Espínola

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os atos antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na manhã desta quinta-feira (13) requerimentos de informações para tomar conhecimento de todos compromissos registrados em agenda e as visitas recebidas por diversas autoridades como ex-ministros e generais do exército.

A comissão terá acesso sigiloso aos documentos de agendas do general Augusto Heleno, ex-ministro Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI); Anderson Torres, enquanto ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; e general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, chefe do Comando Militar do Planalto (CMP).

Todos os requerimentos aprovados são de autoria do deputado Fábio Felix (PSOL). “É urgente saber se autoridades da República ajudaram a orquestrar uma tentativa de golpe de Estado, por isso o acesso à lista de visitantes vai ajudar bastante a CPI a mapear essas conexões”,  justifica o distrital.

“Registro que toda a relação de documentos será recebida de forma sigilosa”, garantiu o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT).

Além disso, os parlamentares também aprovaram requerimento para a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal fornecer a relação de procedimentos que apuram condutas de policiais por atuação nos atos antidemocráticos dos dias 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023, com a indicação nominal dos policiais investigados em cada inquérito.

FonteCLDF

Destaques

Não se irrite: Governo mantém críticas a quarta versão do substitutivo de Derrite ao PL Antifacção

Por Kleber Karpov O Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do...

Maioria da primeira turma do STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

Por Kleber Karpov A maioria dos ministros da Primeira Turma...

Venda de medicamentos em supermercados: conveniência não pode se sobrepor à responsabilidade sanitária

Por Roberta Carvalho Carlini* A discussão sobre a venda de...

Ciclo de formação deve fortalecer rede de proteção no combate a abuso e exploração sexual online 

Por Kleber Karpov O 1º Ciclo de Formação de Letramento...

IGESDF recebe 38 novos computadores para impulsionar a telemedicina no SUS 

Por Kleber Karpov Milhares de pacientes do Sistema Único de...