22.5 C
Brasília
17 dez 2025 12:59

Cofen já financiou 500 pesquisas de mestrado e vai financiar mais 500 mestrados e doutorados a partir de 2025

Em convênio com a Capes, Conselho Federal de Enfermagem rompe barreiras, leva profissionais à fronteira da formação acadêmica e disponibiliza conhecimento de ponta à categoria. Série de publicações será produzida para divulgar produtos e resultados desenvolvidos

Por Laércio Tomaz

Os resultados de um dos projetos mais impactantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) começam a surtir efeito em larga escala. Iniciado em 2016, o Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Enfermagem (Profen) já viabilizou o financiamento de 500 pesquisas de mestrado e vai financiar mais 80 doutorados e 420 mestrados, a partir de 2025.

Todo o conhecimento desenvolvido no contexto do programa será disponibilizado por meio da biblioteca digital do Cofen e na plataforma CofenPlay. “É muito emocionante ver os frutos do projeto. É a evidência de que, com vontade política, é possível realizar grandes transformações, mesmo com recursos limitados”, comemora o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O programa é desenvolvido em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir dos editais que são lançados regularmente desde 2016, universidades de todo o país podem inscrever programas de pós-graduação em Enfermagem para receber aportes do Cofen. Ao todo, já foram realizados investimentos na ordem de R$ 13 milhões e o programa vai repassar mais R$ 19,5 mi para o financiamento de mestrados e doutorados, a partir de 2025.

Como se tratam de mestrados e doutorados profissionais, a maioria das pesquisas é sobre o desenvolvimento de produtos, protocolos, ferramentas e tecnologias que que podem ser acessadas e incorporadas de maneira objetiva nos serviços de saúde. Representa um salto de qualidade, que levará a Enfermagem do Brasil a um outro patamar.

Inédito

O Profen quebrou paradigmas. Ofereceu vagas de mestrado profissional inclusive na região Norte, onde não havia esse tipo de oportunidade de formação. Da mesma forma, o programa expandiu significativamente a oferta pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissional, para a formação avançada de enfermeiras e enfermeiros vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.

Outras barreiras continuam a ser quebradas, a partir da socialização de todo esse conhecimento com a maior força de trabalho do setor. O contato entre as universidades e os serviços de saúde, por meio dos alunos/profissionais egressos do programa, impactam diretamente na qualidade e eficiência da assistência prestada à população brasileira, especialmente no âmbito do SUS.

Em seu novo acordo de cooperação técnica, o convênio Cofen/Capes vai propiciar a formação de mais 500 mestres e doutores em Enfermagem. É uma janela que se abre para um futuro reconhecimento e valorização concreta da profissão no Brasil.

Números importantes

De acordo com dados do primeiro edital do Profen, 57% das pesquisas desenvolvidas por meio do convênio Cofen/Capes se referem à atenção primária, 46% são voltadas à atenção secundária e 29%, à terciária. O índice extrapola 100%, pois existem pesquisas voltadas a mais de um campo ou área de atuação.

Os principais produtos desenvolvidos são tecnologias de SAE (40%), validação de tecnologias por experts (41%), manual/cartilha/guia/folheto (16%), tecnologia educacional (12%), modelos de capacitação (10%), concepção de dispositivo (7%), desenvolvimento de aplicativo (7%), aplicativo móvel (6%), protocolo de intervenção (4%), bundle (4%), software (3%), vídeo educacional (3%), e-book (2%), subconjunto terminológico da CIPE (2%) e desenvolvimento e validação de escala (2%).

“O que dá sentido a esse trabalho é oferecer à Enfermagem do Brasil e do mundo as melhores evidências científicas, produzidas por nós mesmos, por meio de um rigoroso processo acadêmico. Ao sedimentar e difundir esse conhecimento, inauguramos um novo momento, marcado pelo avanço e pela projeção de nossos cientistas e profissionais”, destaca Manoel Neri.

Série de publicações

A partir desta semana, os Conselhos de Enfermagem vão iniciar uma série de publicações sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Profen. Além de disponibilizar o conteúdo das teses e dissertações na íntegra no CofenPlay e na biblioteca digital do Cofen (biblioteca.cofen.gov.br), a instituição vai produzir matérias e publicações nas redes sociais para divulgar todas as pesquisas, uma a uma. Acompanhe!

FonteCOFEN

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Destaques

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...