Por Kleber Karpov
A governadora em exercício, Celina Leão, reuniu secretários de Estado e presidentes de empresas públicas nesta segunda-feira (12/Jan), no Palácio do Buriti. O encontro teve como objetivo apresentar resultados, alinhar prioridades e reforçar o uso de ferramentas tecnológicas no planejamento do Governo do Distrito Federal (GDF) para 2026. A agenda marcou o primeiro alinhamento institucional do ano com a alta gestão do Executivo local.
A pauta central do evento envolveu a consolidação de dados do balanço governamental e a modernização dos sistemas de monitoramento. Celina Leão destacou a importância da apresentação de resultados concretos pelos titulares das pastas. A gestora enfatizou o papel do Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF), plataforma que unifica informações de todas as áreas para garantir padronização e transparência.
Foco em produtividade
O GDF monitora atualmente mais de 800 ações e iniciativas. Segundo a governadora, o volume de projetos supera o plano registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que demonstra a capacidade de execução das políticas públicas em andamento.
“O ano é de colheita. Quando organizamos tudo o que foi feito, damos ainda mais legitimidade ao nosso trabalho. É um ano para avançarmos em gestão, eficiência e produtividade”, afirmou Celina Leão.
Integração e saúde
A reunião abordou a integração entre o GestãoDF e o sistema da Ouvidoria. O processo de unificação de bases de dados busca permitir que o cidadão acompanhe individualmente as respostas às demandas, com atualizações automáticas sobre o andamento de soluções, como licitações e obras.
Na área da Saúde, Celina Leão ressaltou a ampliação do acolhimento no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). “Atendemos quatro vezes mais do que governos anteriores na área da Saúde e isso precisa ser lembrado por nós”, disse.
O painel da Controladoria-Geral do DF (CGDF) aponta a Saúde como a área com maior número de elogios na Ouvidoria. O setor acumula mais de 10 mil registros positivos dirigidos a servidores públicos. Os gestores apresentaram demandas específicas e compartilharam desafios durante o encontro, que manteve caráter técnico voltado ao fortalecimento da gestão estratégica.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










