Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), entregou neste sábado (31/Jan), as chaves do Residencial Anna Maria a 80 famílias moradoras do Riacho Fundo II . O empreendimento, localizado na QS 12, recebeu investimento de 13 milhões de reais e beneficia aproximadamente 320 pessoas cadastradas no programa Morar Bem. A construção resultou de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a construtora Concreto e a Associação dos Moradores e Inquilinos Sem Teto (Amisteto-DF).
Durante a solenidade, o chefe do Executivo destacou o esforço para reduzir o deficit de moradia na capital federal. O Secretário de Habitação e o Diretor da Codhab acompanharam a entrega das unidades, que possuem até dois quartos e infraestrutura com lazer e áreas comerciais. Segundo o governador, a gestão estadual alcançou a marca de aproximadamente 40 mil moradias entregues desde 2019 e projeta o início de outras 60 mil unidades ainda em 2026. “Tratamos as pessoas com dignidade, porque é isso que mais importa para um governante. Assim, conquistamos o respeito da população”, disse Ibaneis Rocha.
Perfil dos beneficiários
As famílias contempladas possuem renda mensal de até 12 salários mínimos e utilizaram recursos do programa Minha Casa Minha Vida-FGTS. O Residencial Anna Maria dispõe de elevadores, parques infantis e bicicletário. De acordo com o presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, o governo destinou o terreno e viabilizou subsídios por meio do Cheque Moradia para 80% dos adquirentes. O projeto incluiu 24 lojas comerciais para suprir a carência de serviços na QS 12.

Impacto social na região
O Riacho Fundo II soma mais de 200 unidades habitacionais entregues pela Codhab, com estimativa de 800 pessoas beneficiadas. O governo mantém outras 2 mil unidades em fase de construção na região administrativa para atender diferentes faixas de renda. Moradores relataram que a conquista da casa própria representa a concretização de décadas de espera por políticas públicas de habitação social.
“É uma emoção extraordinária. É a minha primeira moradia e isso é excelente. Estou muito feliz. Sou mãe solo, então é uma grande conquista. Sabemos que não é fácil a realidade social do nosso país, e adquirir a primeira moradia por meio de um programa do governo federal é uma política pública de sucesso”, celebrou Kleinnyana Braga.

Programa Morar Bem
Desde o início da atual gestão, o Itapoã concentra o maior volume de entregas, com 6.912 unidades, seguido por São Sebastião e Sol Nascente. O cronograma da Codhab prevê a conclusão de 12.122 moradias no Itapoã Parque até o final do ano. A estratégia governamental prioriza a transparência na lista de espera e a parceria com o setor privado para acelerar a entrega de escrituras e imóveis em diversas regiões do Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











