Por Kleber Karpov
O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13/Jan), o recrutamento de 767 voluntários com idade entre 60 e 79 anos para novos ensaios clínicos da vacina contra a dengue. Os testes com o imunizante Butantan-DV ocorrem em quatro centros de pesquisa localizados no Rio Grande do Sul e no Paraná. O estudo visa avaliar a segurança e a eficácia da produção de anticorpos nesta faixa etária específica.
O protocolo científico inclui também a participação de 230 adultos entre 40 e 59 anos que atuarão como grupo de controle. O processo prevê um sorteio para os voluntários idosos: 690 participantes receberão a vacina e 77 receberão placebo. O grupo de adultos receberá integralmente o imunizante, sem aplicação de placebo.
Os candidatos devem estar saudáveis ou apresentar comorbidades controladas. O recrutamento começou no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. As inscrições serão estendidas posteriormente para outros centros na capital gaúcha, em Pelotas (RS) e em Curitiba (PR).
A diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos, justifica a necessidade de ampliar a proteção para este grupo demográfico.
“A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV”, afirma Fernanda.
Critérios de escolha
A seleção dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul deve-se à baixa prevalência de casos de dengue nessas regiões, estimada entre 5% e 10%. A presença prévia de anticorpos, comum em áreas endêmicas como o Nordeste, poderia interferir na análise dos resultados.
O gestor médico de desenvolvimento clínico, Érique Miranda, explica que o cronograma foi otimizado para facilitar a adesão. A maioria dos participantes realizará apenas quatro visitas aos centros de pesquisa: aplicação da vacina, retorno em 22 dias, retorno em 42 dias e coleta de sangue após um ano.
Cenário nacional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Butantan-DV em novembro de 2025 para a população de 12 a 59 anos. O imunizante de dose única apresenta 79,6% de eficácia geral e 89% de proteção contra casos graves. O Ministério da Saúde já adquiriu o primeiro lote de 1,3 milhão de doses.
O Sistema Único de Saúde (SUS) começa a aplicar a vacina em 17 de janeiro nas cidades de Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP). A estratégia piloto busca vacinar pelo menos 50% dos moradores entre 15 e 59 anos para avaliar o impacto na redução da transmissão viral.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









