Por Kleber Karpov
O BRB anunciou mudanças na alta administração com a nomeação de novos dirigentes para áreas estratégicas do banco e de suas subsidiárias, como a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) e a Financeira (CFI). A medida busca fortalecer a governança e o planejamento orientado para resultados. Os novos executivos devem assumir as funções após a aprovação formal dos nomes pelo Banco Central.
O presidente do Conglomerado BRB, Nelson Antônio de Souza, destacou que a escolha dos nomes seguiu critérios de experiência técnica e alinhamento com o novo planejamento estratégico da instituição. Segundo o gestor, o processo de definição das lideranças prioriza profissionais com capacidade comprovada de gerar resultados e fortalecer os pilares de pessoas e governança corporativa.
“A definição de nomes para a alta administração exige extrema responsabilidade. Estamos trazendo profissionais experientes, que já demonstraram capacidade de gerar resultados e estão alinhados aos três pilares do novo planejamento estratégico do banco, que incluem também pessoas e governança”, afirmou Nelson Antônio de Souza.
Novos diretores no banco
Para a Diretoria de Negócios Digitais (Dined), o banco nomeou Hugo Andreolly, empregado de carreira desde 2007. Andreolly já atuou como diretor-executivo de Finanças e Controladoria, acumulando experiência em inovação e transformação digital.
A Diretoria de Pessoas (Dipes) deve ser assumida por Janiele Queiroz Mendes Caroba. Advogada de carreira na Caixa, a executiva possui trajetória em governança e processos de transformação cultural, tendo integrado a Comissão de Ética da Caixa e o Conselho Fiscal da Funcef.
Comando nas subsidiárias
Na BRB DTVM, a presidência deve ser ocupada por Mario Ferreira Neto, executivo com duas décadas de atuação no setor financeiro e passagens pela Elo e Caixa Pré-Pagos. Já a BRB CFI terá Fabiano Nogueira Alves na presidência. Alves traz experiência da Funcef, onde gerenciou carteiras bilionárias de investimentos em renda fixa e imobiliários.
A diretoria da financeira também conta com Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto, na área de Administração e Finanças, e Renier Roosevelt Sampaio Barbosa Júnior, no comando do Crédito e Liquidez. Ambos possuem histórico de liderança na Caixa Econômica Federal e foco em eficiência operacional e sustentabilidade.
Com as nomeações, a instituição reafirma o papel de banco de desenvolvimento da capital. A reestruturação visa ampliar a capacidade do BRB em fomentar a economia local e contribuir para o crescimento sustentável do Distrito Federal por meio de uma gestão técnica e profissionalizada.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











